Guerino Zanon vai integrar comissão interestadual que vai discutir ações para recuperar o Rio Doce

Após a instalação e eleição da presidência da comissão, será realizada uma audiência pública para debater as consequências e as soluções para a Bacia do Rio Doce.

Guerino Zanon vai integrar comissão interestadual que vai discutir ações para recuperar o Rio Doce
Deputados capixabas estão em Belo Horizonte (MG), para participar da solenidade de instalação da Comissão Interestadual Parlamentar de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (Cipe Rio Doce). O evento ocorre nesta quarta-feira (18), às 10 horas, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Participam do encontro os deputados Guerino Zanon (PMDB), Da Vitória (PDT), Dary Pagung (PRP) e Raquel Lessa (PSD).

Após a instalação e eleição da presidência da comissão, será realizada uma audiência pública para debater as consequências e as soluções para a Bacia do Rio Doce, diante do rompimento de barragem da Samarco, em Mariana, que fica na região central de Minas. No Espírito Santo, Baixo Guandu, Colatina e Linhares são os municípios banhados diretamente pelo rio, que deságua em Regência, na cidade de Linhares.

As comissões interestaduais parlamentares (Cipes) têm o objetivo de unir esforços políticos e técnicos para o aprimoramento de políticas focadas em temas de interesse comum. A Cipe Rio Doce será composta por parlamentares dos dois estados por onde passa o rio. São 11 deputados da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) e 10 da ALMG. 

Da Ales, participam como efetivos o deputado e ex-prefeito de Linhares, Guerino Zanon (PMDB), além de Da Vitória (PDT), Theodorico Ferraço (DEM), Dary Pagung (PRP), Luzia Toledo (PMDB) e Padre Honório (PT). Serão suplentes Bruno Lamas (PSB), Eliana Dadalto (PTC), Nunes (PT), Freitas (PSB) e Raquel Lessa (SD). 

Convidados

Foram convidados para o evento o diretor-presidente da Samarco, Ricardo Vescovi de Aragão; o coordenador das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, promotor Carlos Eduardo Ferreira Pinto; os secretários estaduais de Meio Ambiente, Luiz Sávio de Souza Cruz (MG) e Rodrigo Júdice (ES); o presidente da Fundação Estadual de Meio Ambiente (MG), Diogo Soares de Melo Franco; a diretora-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Maria de Fátima Chagas Dias Coelho; e a diretora-geral do Instituto Estadual de Florestas (MG), Adriana Araújo Ramos.

Também foram convidados o ministro da Integração Nacional, Gilberto Magalhães Occhi; a ministra do Meio Ambiente, Izabella Mônica Vieira Teixeira; o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu Guillo; o presidente do Comitê Nacional de Bacia do Rio Doce, Leonardo Deptulski; o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Antônio Júlio de Faria; o diretor-presidente da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), Manoel Barretto da Rocha Neto; além de representantes do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e das prefeituras das cidades atingidas pelo rompimento, que pertencem à Bacia do Rio Doce.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA