Guerino Zanon tem processo na Operação Derrama arquivado; assista vídeo!

Ex-prefeito e atual deputado estadual chegou a ser preso em 2013. Investigação apurava ilegalidades em contratos de prefeituras.

Guerino Zanon tem processo na Operação Derrama arquivado; assista vídeo!


Uma decisão do procurador geral da Justiça, Éder Pontes, determinou o arquivamento do processo contra o ex-prefeito de Linhares, e atual deputado estadual, Guerino Zanon. O político chegou a ser preso em 2013 na Operação Derrama, que investigava acusados de ilegalidades em contratos das prefeituras com uma empresa que trabalha com a recuperação de tributos municipais.

A Operação Derrama levou para a cadeia ex-procuradores municipais, advogados, empresários e políticos. As investigações apontaram ilegalidades na contratação da empresa CMS, que oferecia a recuperação de tributos. Em Linhares, o contrato foi assinado em 2007, na gestão do então prefeito José Carlos Elias (PTB).

Ainda na decisão, o procurador geral Éder pontes afirma que as investigações não deveriam ter sido feitas pela Polícia Civil, já que na época muitos envolvidos eram políticos e tinham foro privilegiado.  Por isso, as investigações deveriam ter sido feitas pelo Ministério Público. Ainda segundo o procurador, as provas da operação foram conseguidas de forma ilegal.

Assim que Guerino assumiu o cargo de deputado estadual e voltou a ter foro privilegiado, pediu que o processo fosse encaminhado para o Ministério Público Estadual. Ele acredita que delegados e juízes envolvidos na operação agiram de forma errada."Essa é uma questão que será resolvida internamente, no seio da Policia Civil, com o Ministério Público e o Juciairio. Está claro que delegados extrapolaram todas as regras democráticas. Tanto, que até grampos ilegais eles usaram”, disse Guerino.

Para Guerino, a notícia do arquivamento do processo foi recebida com alívio. "Montaram uma farsa em cima de nós, nos prenderam e eu espero algum dia que a verdade venha à tona, porque quero ter documento nas mãos. Quero que a mesma Justiça que me prendeu, me dê um documento dizendo que estou livre, que posso andar livremente na rua”, concluiu.

Fonte: G1 ES






COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA