Guerino Zanon participa de encontro sobre fortalecimento da economia com o governador do ES

O evento, no Hotel Days Inn, reuniu lideranças e especialistas para discutir estratégias para tornar a economia do Espírito Santo mais dinâmica e competitiva.

Guerino Zanon participa de encontro sobre fortalecimento da economia com o governador do ES
O prefeito de Linhares Guerino Zanon (PMDB) participou de um encontro com o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, na manhã desta terça-feira (25), no Hotel Days Inn, para discutir a competitividade do Espírito Santo nas áreas de infraestrutura e logística. O tema faz parte do primeiro workshop do projeto ES Competitivo que reuniu lideranças e especialistas para discutir estratégias para tornar a economia do Espírito Santo mais dinâmica e competitiva. Além deles, participaram do encontro o deputado estadual Luiz Durão, os secretários estaduais de Desenvolvimento, José Eduardo Azevedo, e de Economia, Régis Mattos, além do Diretor Presidente da Rede Gazeta, Café Lindenberg, e atuais e vereadores eleitos de Linhares.

Durante a abertura do workshop, o governador Paulo Hartung destacou que entre os pilares da competitividade estão o ensino de qualidade, infraestrutura e ambiente de negócios. Ele detalhou que o Governo do Estado está empenhado na busca por soluções para avançar em entraves antigos como, por exemplo, as obras para modernização da BR 101 e do Aeroporto e Complexo Portuário de Vitória. 

"Estamos vivendo em um mundo globalizado. Quando a economia vai para a frente gera empregos, renda e oportunidades para a sociedade. Quando a economia encolhe, afeta a vida de todo mundo. Esse debate aqui é importante para discutirmos o que devemos fazer para a economia rodar para frente e voltar a gerar oportunidades. Se consolidarmos os pilares básicos da competitividade, não tenho dúvida que os capixabas irão viver dias melhores com mais oportunidades”, destacou Hartung.

Para o prefeito eleito Guerino Zanon, o movimento tem a missão de propor uma agenda de transformações compartilhadas, além do foco na melhoria da oferta de serviços prestados à população, sendo o Estado um indutor e facilitador do desenvolvimento econômico e da competitividade nos municípios capixabas. "Precisamos de um poder público eficiente, que facilite a vida do cidadão, das empresas, dos agentes econômicos e sociais. Só assim entraremos numa rota de crescimento sustentável”, disse Zanon.

Painéis

A palestra de abertura do ES Competitivo 2016 foi realizada pelo secretário de Estado de Desenvolvimento, José Eduardo Azevedo. Ele abordou o tema "Desafios e Oportunidades”, a partir de um panorama geral da infraestrutura e logística capixaba, com foco em projetos da Região Norte. "Não competimos só com o Brasil, competimos com o mundo e nosso desafio é grande, pois o Brasil está na 80ª posição do ranking mundial de competitividade. O Estado vem avançando na sua agenda de logística, energia e saneamento, mesmo em um momento de crise, mas precisamos ter uma agenda nacional porque muitos projetos envolvem vários estados e dependem do Governo Federal”, ressaltou o secretário.

Em seguida, houve dois painéis. O primeiro sobre "Sistema Portuário: Eficiência e Perspectivas”, com os palestrantes: Luiz Claudio Montenegro (diretor-presidente da Codesa) e Alexandre Kalil (gerente-geral de Logística da Arcelor Mittal).O segundo painel foi sobre "Concessões e Parcerias Públicas e Privadas”, com os palestrantes: Leonardo de Castro (vice-presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo) e Gesner Oliveira (PhD em Economia pela Universidade da Califórnia/Berkeley e sócio da consultoria GO Associados).  

Além de Linhares, neste ano haverá mais dois workshops do ES Competitivo: um em Cachoeiro de Itapemirim e outro em Colatina. Ao final, haverá o fórum de fechamento do projeto, em Vitória.  





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA