Guerino Zanon concede entrevista e fala do panorama político de Linhares e do Estado

Guerino Zanon concede entrevista e fala do panorama político de Linhares e do Estado

Guerino Zanon concede entrevista e fala do panorama político de Linhares e do Estado

Prefeito de Linhares por três mandatos, ex-deputado estadual quando chegou à presidência da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, Guerino Luiz Zanon (PMDB) assegura que colocará seu nome "à disposição do partido e dos eleitores do Espírito Santo, principalmente dos linharenses, para o cargo de Deputado Estadual” nas eleições deste ano. Na entrevista concedida ao jornal O PIONEIRO, Zanon diz que não se afastou da política e que sempre é bem recebido pelo linharense. Fala sobre a situação que a administração atual de Linhares enfrenta, e frisa que não quer dar palpite, "mas não basta um cidadão apenas querer ser Prefeito. Tem que ter comprometimento e competência no gerenciamento e saber escolher uma boa equipe”. Zanon critica também o Governo do Estado quando diz que "um governo não pode ficar estagnado pelas amarras partidárias, no caso o PSB”. Fala ainda sobre sua prisão e de outras trinta e três pessoas. "Não é aceitável que a Justiça decida tirar a liberdade de um cidadão e simplesmente mandar soltá-lo como se nada tivesse acontecido. Estou, todos os dias, solicitando que me deem a chance do julgamento. Depois vamos dar nome aos "bois”, sem pressa! E olha que tem muito ‘boi gordo’ na Linha”.

O senhor está afastado dos acontecimentos políticos ou é impressão?

Guerino - Só impressão (rsrs). Sempre estou ligado. Tive o cuidado de em 2013 ficar um pouco distante fisicamente dos movimentos políticos de nossa cidade, mas bastante ligado em tudo que está acontecendo na política e nas administrações do Estado, do País e em Linhares. Não tive sucesso na eleição de 2012 e entendi que era mais prudente, naquele momento, ficar um pouco afastado das questões políticas e administrativas, e torcer para que o Prefeito eleito conseguisse levar a cabo os projetos que estavam para ser conclusos e iniciar novos para nossa população.

Como o senhor tem sido recebido em suas visitas?

Guerino - Os linharenses são muito amáveis para comigo, graças a Deus. Independente de cor partidária e opções eleitorais sempre sou muito bem recebido em todos os lugares. Acredito que isso acontece por também sempre respeitar os contrários em opiniões e partidariamente. Sempre agradeço a todos linharenses pelo carinho.

É notória a insatisfação do povo com relação a atual administração. Como o senhor vê essa situação?

Guerino - Dificuldades em início de mandato é natural. O problema que este chegou ao governo com o slogan de que tudo era possível, tudo estava errado e que tudo ia ser mudado em primeiro de Janeiro de 2013. A expectativa não se confirmou. Temos consciência de que fizemos um bom governo e que não era necessário mudar "tudo”. Em 2009, nosso primeiro ano de mandato, arrecadamos 56 milhões a menos do que estava orçado e vencemos a crise com competência. Chegamos no último ano de mandato com uma excelente capacidade de investimento, com fornecedores em dia e com folha de pagamento rigorosamente sendo paga antes do dia 20 de cada mês. E mais, conseguimos praticamente dobrar o ticket alimentação. Este Governo arrecadou 25 milhões a mais do orçado em 2013, seu primeiro ano de mandato, e investiu apenas 19,6 milhões. Por que se em 2012 arrecadamos 113 milhões de royalties e investimos 117 milhões, este governo arrecadou 108 milhões e só investiu 19,6 milhões? Tem algo de errado.

Na sua opinião o que precisa ser feito?

Guerino - Não me cabe dar pitadas na administração de ninguém, a menos que seja convidado. Mas como cidadão entendo que o Prefeito e sua equipe precisam com urgência se debruçar sobre os problemas gerencias que estão acontecendo, senão corremos o risco do retrocesso ser irreparável.

Promessas demais sem conhecer a máquina administrativa podem ser o motivo da insatisfação evidente na cidade com a atual administração?

Guerino - Muito contribuiu para minha derrota quando em debate me foi perguntado por uma professora se daria 100% de reajuste nos salários do magistério. Respondi não ser possível. Justifiquei que não estava disputando um cargo de mágico e sim de gestor de meu município e que o reajuste do magistério, até ser concluso o Plano de Cargos e Salários, seria idêntico ao dos demais servidores. Não era importante ganhar se não fosse possível ter governabilidade. Não queria ser prefeito pela quarta vez a todo custo. Administrei por três vezes nosso município e em todas sai de cabeça erguida e com a certeza de ter dado o melhor de mim. Não quero dar palpites, mas como cidadão, entendo que já passou da hora desta gestão dialogar com mais clareza com nossa população. A equipe competente que o Prefeito disse que ia montar está um pouco atrasada em mostrar serviço. Nada se sustenta, muito menos um governo, se não houver comprometimento, responsabilidade e seriedade nos propósitos! Não basta um cidadão apenas querer ser Prefeito. Tem que ter comprometimento e competência no gerenciamento e saber escolher uma boa equipe.

E sobre a administração do Estado, o senhor aprova o Governo Casagrande?

Guerino - Se a pergunta fosse: Você aprova o político Casagrande? Responderia: Claro que sim! Quanto a administração estadual do Governador Renato Casagrande, não aprovo! Um governo não pode ficar estagnado pelas amarras partidárias, no caso o PSB. Governar o nosso Estado é muito maior que ser um bom político partidário. E é isso que O Governador está sendo. Administrativamente não avançamos. Paulo Hartung deixou este Estado com as finanças bastante equilibradas e com projetos em andamento para serem executados. Não se conseguiu nem concluir os deixados e muito menos colocar em prática novos projetos. Um simples dado mostra a morosidade deste governo: Nos oito anos dos Governos de Paulo Hartung o Estado arrecadou Um Bilhão e Duzentos Milhões em royalties de Petróleo. Somente no ano de 2013, governo de Renato Casagrande, o Estado arrecadou Um Bilhão e Trezentos Milhões de Royalties. E nada de novo aconteceu neste Estado. Tivemos política demais e gestão de menos!

Os comentários dão conta de sua candidatura a deputado estadual nas eleições deste ano. Procedem?

Guerino - No momento que a legislação eleitoral permitir, colocarei meu nome a disposição do partido e dos eleitores do Espírito Santo, principalmente dos linharenses, para o cargo de Deputado Estadual.

O fato do senhor ter sido preso (pelo que se sabe, injustamente), logo após ter deixado o cargo de Prefeito, atrapalha sua candidatura?

Guerino - Não quero falar em prisão justa ou injusta. Quero que a mesma justiça que me tirou a liberdade, julgue o processo. Não é aceitável que a Justiça decida tirar a liberdade de um cidadão e simplesmente mandar soltá-lo como se nada tivesse acontecido. Estou, todos os dias, solicitando que me deem a chance do julgamento. Depois vamos dar nome aos "bois”, sem pressa! E olha que tem muito "boi gordo” na linha.

Como foi aquela história que, inclusive, atingiu outros prefeitos que também foram presos sem nenhuma comprovação de irregularidade?

Guerino - Não foi história!!! A Operação Derrama levou trinta e três cidadãos presos por 50 dias. Trinta e três agentes públicos foram presos por cobrar de sonegadores dos cofres públicos tais como Petrobrás, Samarco, Aracruz Celulose e outras, dinheiro que deveria estar sendo usado em creches, hospitais, segurança, etc, e que estavam nos cofres destas grandes empresas. E o mais impressionante é que, quando se pergunta no MPES sobre Operação Derrama a resposta é que para eles ela não existe. Mas foram reais as nossas prisões. Os responsáveis em algum momento serão responsabilizados. A quadrilha formada por alguns Desembargadores, por alguns membros do Tribunal de Contas, por alguns delegados do NU-ROC com a conivência de alguém "superior” pagará por todo mal que causaram a estes cidadãos. Estamos conduzindo este processo com muita tranquilidade. Quem desejar conhecer alguns dados preliminares sobre o envolvimento de autoridades, dos órgãos que citei, em toda esta farsa montada, entrem em minha página no face (Guerino Luiz Zanon) que lá vão encontrar as primeiras denúncias sobre esta infeliz operação e alguns de seus idealizadores e executores.

O ex-governador Paulo Hartung será mesmo candidato ao Governo este ano?

Guerino - Não tenho nenhuma dúvida. Paulo Hartung será candidato ao Governo do Estado no pleito deste ano.

Comenta-se que o PMDB e o PDT vão estar juntos nessa campanha. Se isso acontecer, como fica em Linhares a situação do senhor, que é do PMDB, e o deputado estadual Luiz Durão, do PDT? Vai ter espaço para os dois no mesmo palanque?

Guerino - Trabalhamos para a união em torno da candidatura de Paulo Hartung. O PDT é um partido importante no cenário político do Espírito Santo e tem na pessoa do Ex-Prefeito da Serra, Sérgio Vidigal, sua estrela maior. Não tem problema algum dividir palanque com o Deputado Luíz Durão. Ele pede votos para ele, eu para mim e nós dois para Paulo Hartung (rsrs). Há espaços para se trabalhar as duas candidaturas.

O senhor acha que o município consegue eleger um deputado federal este ano, com os nomes que estão se propondo disputar?

 

Guerino - Estou na torcida como todo linharense! Vejo com bons olhos uma garotada nova se envolvendo na política, tanto com disposição de colocar nome para a disputa eleitoral quanto para participar ativamente do processo eleitoral. Temos três ou quatro nomes que estão se colocando na disputa para Federal e todos com perfis ótimos.






COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA