Guerino promete remédios nos postos de saúde, limpeza da cidade e tratamento de água e esgoto

Ele ainda citou a falta de vagas nas escolas. "As aulas começam agora em fevereiro, e não temos uma solução mágica, temos que discutir isso com cada comunidade".

Guerino promete remédios nos postos de saúde, limpeza da cidade e tratamento de água e esgoto
Com o auditório do Colégio Emir de Macedo Gomes, o Estadual, lotado o prefeito eleito Guerino Zanon (PMDB) tomou posse para o quarto mandato a frente da Prefeitura de Linhares ao lado do seu vice, Paulo Joaquim do Nascimento, e dos 13 vereadores eleitos para a gestão 2017-2020. Guerino destacou em coletiva de imprensa logo após a cerimônia que não existe uma prioridade mais importante do que a outra, mas que a primeira providência será a retomada dos serviços básicos à população. "A questão de obras e outras ações pode esperar um pouco. Mas voltar a ter o remédio no posto de saúde,  a fazer uma coleta de lixo decente, a fazer o Saae oferecer serviço de qualidade, isso é importante para nós e para a sociedade".

O prefeito também mencionou o não pagamento do salário de dezembro dos servidores que não foi efetuado pela gestão do prefeito Nozinho Correa (PRTB). "Não esperava que tivéssemos, além de todas as dificuldades, uma folha de pagamento de dezembro ainda para arcar, com o custeio do ano de 2017. Mas também não tenho dúvida. Com a vontade que nós estamos, logo, logo, Linhares voltará para o rumo certo".

Guerino fez questão de frisar sobre o tratamento de água e esgoto e garantiu voltar a oferecer um serviço de qualidade aos moradores. "O esgotamento sanitário de Linhares precisa voltar a ser tratado. Porque ali está o foco de doenças muito graves. Nós deixamos a cidade com mais de 90% do esgoto sanitário residencial coletado e tratado. Hoje nós não temos nem coleta nem tratamento. Isso é muito urgente, recuperar esse serviço". Guerino disse que atualmente, por falta de manutenção, Linhares possui entre 20 e 30% de esgoto tratado. 

A educação também foi pauta durante a sua coletiva de imprensa. O novo prefeito citou a falta de vagas nas escolas. "As aulas começam agora em fevereiro, daqui a 30 dias, e não temos uma solução mágica, temos que discutir isso com cada comunidade". Sobre a possibilidade de uma auditoria em contratos da gestão anterior, Zanon disse que não é função de um prefeito que está assumindo um mandato. 

"É um tremendo retrocesso eu querer ficar fazendo auditoria. Quem tem que fazer isso são os órgãos fiscalizadores. Eu quero mirar para frente, porque nós temos um monte de problemas colocados na cidade. Como costumo dizer, cascas de bananas espalhadas nos quatro cantos e nós temos que começar a varrê-las e voltar a fazer a cidade a percorrer o caminho certo". Durante a cerimônia Guerino também apresentou boa parte da sua equipe de governo. 

Guerino Zanon (PMDB) foi eleito prefeito de Linhares com 73,57% dos votos válidos. Ele já foi prefeito de Linhares por três mandatos e deputado estadual por duas vezes. Em uma delas, presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, além de secretário estadual de Esporte e Lazer por duas ocasiões no governo Paulo Hartung.

A cerimônia

De acordo com a assessoria do prefeito, a cerimônia reuniu mais de 1,3 mil pessoas. A maioria assistiu à posse do lado de fora do auditório, onde foram instalados um telão e 800 cadeiras. No auditório estavam mais de 500 pessoas que ovacionaram o novo prefeito de Linhares.

Antes da cerimônia, um padre pregou uma mensagem ecumênica. Depois tomaram posse os 13 vereadores eleitos. Em seguida, discursaram o chefe da Casa Civil, José Carlos da Fonseca Júnior, representando o governador do Estado, e o vereador eleito Doutor Carlos Almeida (PDT), em nome dos vereadores. Logo após, falaram o deputado estadual Luiz Durão (PDT) e o vice, antes do pronunciamento do prefeito eleito.

Zanon começou o seu discurso falando que, apesar de seis posses, como prefeito e deputado estadual, estava nervoso. Afirmou também que gosta de ser prefeito para ajudar a cidade e citou versos de uma famosa música do Gonzaguinha: "viver e não ter a vergonha de ser feliz / cantar a beleza de ser um eterno aprendiz".

Guerino terminou a sua fala pedindo a todos que gritassem "Viva Linhares", assim como o governador Paulo Hartung fez em outra ocasião com "Viva Espírito Santo". Zanon ainda apresentou os secretários do seu governo. Ao lado dele, na mesa, estava a sua esposa, Lucileia Zanon. Na plateia, os três filhos e parentes.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA