Guerino afirma: "Escola Viva" não será implantada no Estadual e defende construção de prédio próprio

O deputado estadual e candidato a Prefeitura de Linhares solicita ao Governo do ES a construção de um prédio próprio para abrigar projeto.

Guerino afirma: "Escola Viva" não será implantada no Estadual e defende construção de prédio próprio
O programa "Escola Viva", do Governo do Espírito Santo, que aumentou para tempo integral o período das aulas de alunos da rede pública estadual deverá ser implantado em Linhares nos próximos meses. A proposta da Secretaria Estadual de Educação (Sedu) é que ele funcione na Escola Estadual "Emir de Macedo Gomes”, o Estadual.  O deputado estadual e candidato à Prefeitura de Linhares, Guerino Zanon (PMDB) pediu cautela da Sedu antes de implantar as atividades na unidade de ensino. 
 
"É uma escola tradicional, com mais de 50 anos de funcionamento no mesmo local e que possui muitos alunos que trabalham. É preciso que este assunto seja discutido antes com a comunidade estudantil, os professores e funcionários do Estadual”, pontuou. "Deixe o Emir nas condições que está. Ele atende muito bem os linharenses”, complementou. Apesar do pedido, Guerino destacou as qualidades do Escola Viva. "É um belo projeto e que vai garantir avanços significativos na educação do Estado”.  
 
Guerino sugeriu ainda que o novo modelo de ensino seja implantado num prédio próprio. "O Governo do Estado possui condições de construir um prédio para que o Escola Viva funcione em Linhares”, destacou. O posicionamento de Zanon foi elogiado pelo colega Sérgio Magesky que reiterou a necessidade do programa ser discutido com a classe. "Parabéns pela interferência e pelo pedido. Em Linhares como em outros municípios há condições de se construírem outros espaços”, destacou. 
 
Há cerca de duas semanas, Guerino já havia se manifestado sobre a cautela na implantação do Escola Viva num aparte na fala do próprio Sérgio Magesky. Na ocasião, Guerino pediu que antes da implantação do programa, disse que  necessário e urgente reconstruir algumas Escolas tradicionais de Linhares, que infelizmente, não estão oferecendo as mínimas condições para se trabalhar e aprender, como os Polivalentes I e II e Escola Nossa Senhora da Conceição, Bairro Aviso. 
 
O Site de Linhares aguarda posicionamento da Sedu para se manifestar sobre o assunto e a projeção da implantação do Escola Viva na cidade.  
 
Projeto 
 
Nesse novo modelo de ensino, o tempo de permanência do aluno na escola foi ampliado para um período diário de nove horas e meia, sendo, no mínimo, sete horas e 30 minutos em atividades com orientação pedagógica. Os estudantes recebem refeição e lanche.  
 
Entre as ações estão o uso de mídias (televisão, jornal, rádio e revista) de forma articulada e a ampliação do currículo escolar com atividades nos campos da cidadania, ética, cultura e artes, esporte e lazer, direitos humanos, educação ambiental, inclusão digital, saúde, investigação científica, educação econômica e comunicação. 
 
O programa prevê ainda a melhoria da infraestrutura física, dos equipamentos e recursos tecnológicos necessários à eficiência pedagógica e da gestão. 





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA