Funcionários do Saae fazem paralisação em protesto ao projeto de privatização de Nozinho Correa

Durante todo o dia os funcionários percorrerão as ruas do centro de Linhares antes de seguirem para sessão extraordinária na UAB.

Funcionários do Saae fazem paralisação em protesto ao projeto de privatização de Nozinho Correa
Os funcionários do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Linhares (Saae) realizam um dia de paralisação nesta quinta-feira (19) em protesto ao projeto de lei enviado pelo prefeito Nozinho Correa (PRTB) à Câmara Municipal que sugere a entrega do Saae para a iniciativa privada. Os serviços essenciais à população foram mantidos. Durante todo o dia os servidores irão percorrer as ruas e avenidas do centro da cidade com a entrega de um panfleto onde dizem não ao projeto de privatização.

Uma sessão extraordinária será realizada hoje, às 18 horas, na sede da UAB, no bairro Novo Horizonte, para discutir o assunto com os funcionários, representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Àgua, Esgoto e Meio Ambiente do Espírito Santo (Sindaema) além da população. O diretor executivo do Sindaema, Nildo Mendonça, diz que o projeto foi enviado de uma hora para a outra para a Câmara para ser aprovado sem a consulta popular. "Os empregos de muitos trabalhadores estão em risco. Somos completamente contrários à privatização”, destacou. 

Atualmente o assunto está em análise na Comissão de Justiça da Câmara, que é presidida pelo vereador Tarcísio Silva (PSB). Ele aguarda parecer da procuradoria do legislativo sobre a legalidade ou não do projeto para remetê-lo à mesa diretora. Silva não declara se é a favor ou contra à privatização. Limita-se a dizer que seguirá a recomendação da Procuradoria. 

"Vamos seguir o que os quatro advogados que integram a Procuradoria decidirem. Se for legal vamos devolver o projeto para a mesa diretora que vai decidir quando ele entrará em votação”, destacou. A Prefeitura de Linhares ainda não se manifestou oficialmente sobre o pedido de privatização feito pelo prefeito Nozinho Correa.

Vereador aciona MP

O vereador peemedebista Fabrício Lopes acionou o Ministério Público do Espírito Santo para apurar irregularidades e a suspensão na tramitação do processo legislativo 1418/2016 que trata sobre a delegação da prestação dos serviços de abastecimento de água e esgoto sanitário na cidade. "Este projeto é uma verdadeira rasteira no patrimônio público do povo de Linhares. Sou favorável à privatização se a população e os servidores da autarquia também estejam de acordo com a concessão do Saae à iniciativa privada”, disse.

Lopes revela que a atual gestão já aumentou em mais de 100% as tarifas de água e esgoto do consumidor o que aumentou as receitas da autarquia. Ele é favorável a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar a péssima gestão e o constante rodízio de diretores com "administrações duvidosas”, disparou. 





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA