Foi dada a largada: Hartung, com 48% e Casagrande, com 27% movimenta o cenário político em Linhares

A pesquisa caiu como um presente grego no colo dos candidatos com a imagem vinculada ao Governador e ao Prefeito Nozinho Corrêa

Foi dada a largada: Hartung, com 48% e Casagrande, com  27% movimenta o cenário político em Linhares
Se a eleição para governador do Espírito Santo fosse hoje, o candidato do PMDB ,Paulo Hartung,  seria o novo ocupante do Palácio Anchieta. Os números da primeira pesquisa encomendada pelo jornal A Gazeta ao Instituto Futura revelam a preferência de 48% do eleitor capixaba a Hartung contra 27% ao atual Governador Renato Casagrande. Os demais candidatos, juntos, somam apenas 4,6% da simpatia do eleitorado do Estado – Camila Valadão (PSOL) com 2,4%, Roberto Carlos (PT), 1,4% e Mauro Ribeiro (PCB), com 0,8%.
 
Para tentar reverter a vantagem de 21 pontos percentuais de Paulo Hartung (PMDB), Renato Casagrande (PSB) vai precisar de muita ajuda e deverá acionar seus cabos eleitorais nas cidades do interior do Estado. São prefeitos e vereadores que declararam apoio ao socialista, inclusive, com muitos assinando um documento de adesão à sua candidatura à reeleição. 

Em Linhares este bloco de políticos ligados a Casagrandre  é extenso e deverá ter muito trabalho pela frente. Além de tentar reverter a vantagem de Hartung sobre Casagrande eles terão que cuidar dos seus eleitores, pois disputam , também, esta eleição.  Com a imagem colada a de Casagrande esta tarefa torna-se muito mais difícil e complica-se ainda mais já que este mesmo bloco também está alinhado à base governista do prefeito Nozinho Corrêa  dando sustentação às suas ações e decisões. Aliás,  Nozinho  foi um dos primeiros prefeitos a declarar apoio à reeleição do atual governador.  A parceria entre Nozinho e o Governador Casagrandre é confirmada quando o Prefeito em uma entrevista coletiva afirma que  o envio  do atual secretário de Saúde, Arikerne Tonini, foi determinado pelo Governador.

A lista dos apoiadores de Casagrandre não é pequena, a  começar pelos candidatos que concorrem a uma vaga na Assembleia Legislativa do Espírito Santo: a vice-prefeita de Linhares, Eliana Dadalto (PTC),  o Vereador Tarcísio Silva (PSB) – que é tido como amigo pessoal e principal articulador do governador Casagrande na cidade -,  Urbano Davila (PR) e Dr. Jacques Massey (PSD), todos em partidos  coligados com Casagrandre. Temos ainda como candidatos a Assembleia Legislativa o Deputado Luís Durão (PDT), tradicional aliado de Nozinho, mas, que está na coligação do PT para Governo do Estado e o atual Presidente da Câmara, Miltinho Colega(PSDB,) que mesmo fazendo parte  da base do Prefeito,  faz parte da coligação de Paulo Hartung. Para os que almejam um lugar na Câmara dos Deputados Federais temos o atual deputado estadual José Carlos Elias (PTB), aliado de Casagrandre  e o vereador Estéfano Silote (PDT), que mesmo sendo aliado de Nozinho, está na Coligação do PT, assim como Durão.

Nota-se nos bastidores que a pesquisa caiu como um presente grego no colo dos apoiadores de Casagrande. E pra piorar a rejeição do atual governador chega a 16%, perdendo apenas para Camila Valadão (PSOL) que tem 16,5%. O ex-governador do Estado, Paulo Hartung, além de ter a preferência do capixaba,  possui a menor rejeição entre o eleitor – apenas 9,1%. 
 
Disputando uma vaga para a Assembleia Legislativa, onde já foi Presidente, e fazendo parte dos quadros do PMDB, mesmo partido de Hartung,  temos  o ex-prefeito de Linhares , Guerino Zanon (PMDB); e para a Câmara Federal,  o PMDB de Linhares, mesmo partido de Guerino e Hartung, lança o jovem Professor e ex-secretário municipal de Meio Ambiente,  Lucas Scaramussa.

A largada foi dada e caberá o eleitor linharense e capixaba decidir o que ele quer para o futuro da cidade e do Estado.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA