Embalados por desempenho de sucessores, ex-prefeitos são fortes candidatos

Ex-prefeito de Linhares, Guerino Zanon, é considerado favorito a uma vaga na Assembleia. Já Sérgio Vidigal, ex-prefeito da Serra, busca ser o mais votado na corrida à Câmara

Embalados por desempenho de sucessores, ex-prefeitos são fortes candidatos
Diante do enfraquecimento político dos atuais prefeitos, quem está sem mandato tem grandes chances nesta eleição. Seja para a Assembleia ou para a Câmara dos Deputados, os ex-prefeitos estão fortes no páreo. Na eleição a deputado estadual, Guerino Zanon (PMDB), ex-prefeito de Linhares, é um dos nomes cotados para conquistar uma cadeira na Assembleia em 2015. Já o ex-prefeito da Serra, Sérgio Vidigal (PDT), não só quer vencer a disputa à Câmara como também quer ser o recordista de votos no Estado. 
 
Mesmo estando em uma chapa muito pesada, com o PMDB, que tem sete deputados estaduais disputando a reeleição, Guerino Zanon não só vem sendo apontado como favorito, como já estaria articulando a possibilidade de voltar a presidir a Assembleia, mas para isso teria que superar um outro ex-prefeito que também é forte na disputa eleitoral. O deputado estadual Theodorico Ferraço (DEM). O ex-prefeito de Cachoeiro quer se reeleger e ainda ajudar a o aliado político Edson Magalhães (DEM), ex-prefeito de Guarapari, a conquistar uma vaga na Assembleia.
 
Ferraço também tenta uma manobra para continuar presidindo a Assembleia em 2015, mas para isso vai ter de derrubar uma emenda apresentada pelo deputado Claudio Vereza (PT), que impede a reeleição do presidente da Casa por mais de uma vez, independentemente do fim da legislatura. Ferraço, para consolidar seus planos, também precisaria contar com uma vitória do candidato ao governo pelo PMDB, o ex-governador Paulo Hartung.
 
Edson Magalhães também é forte na disputa eleitoral, mas em Guarapari, a tendência é de radicalização dos votos com o ex-candidato a prefeito do município, Carlos Von Schilgen (PSD).
 
Outros prefeitos em condição de conquistar uma vaga na Assembleia são: Raquel Lessa (SD), de São Gabriel da Palha; Hilario Roepke (PPS), ex-prefeito de Santa Maria de Jetibá; Enivaldo dos Anjos (PSD), de Barra de São Francisco, e Gildevan Fernandes (PV), ex-prefeito de Pinheiros.
 
Elias Kiefer (PRB) e Cacau Lorenzoni (PP), ambos ex-prefeitos de Marechal Floriano vão disputar uma cadeira na Assembleia na região. Cacau tem mais chances por ter assumido a cadeira na primeira parte desta legislatura. Venda Nova do Imigrante também terá embate entre os ex-prefeitos Braz Delpupo (DEM) e Elieser Rabello (PMDB). 
 
Completam o quadro de ex-prefeitos na disputa pela Assembleia; Atanael Walkmarcker (PMDB), de Mucurici; Fernando Lafayette (PSB), ex-prefeito de Alfredo Chaves; Luiz Peruchi (PSDB), de João Neiva e Solange Lube (PMDB), ex-prefeita de Viana. 
 
Fonte: Renata Oliveira | Século Diário





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA