Em nova pesquisa ibope, Hartung tem 42% das intenções de voto e Casagrande 29%

Hartung perdeu 2% da preferência do eleitor e Casagrande, 1%. Mesmo assim, Hartung venceria em primeiro turno.

Em nova pesquisa ibope, Hartung tem 42% das intenções de voto e Casagrande 29%
O candidato ao governo do Estado Paulo Hartung (PMDB) tem 42% das intenções de votos e o candidato à reeleição, Renato Casagrande (PSB), 29%. Os índices são da nova pesquisa estimulada do Ibope que foi encomendada pela Rede Gazeta. Na comparação com a pesquisa Ibope anterior, publicada em 31 de agosto, Hartung perdeu 2% da preferência dos eleitores. Casagrande, 1%.

Em terceiro lugar, os candidatos Roberto Carlos (PT), Camila Valadão (PSOL) e Mauro Ribeiro (PCB) aparecem empatados. Cada um deles tem 2% das intenções estimuladas de votos. Na pesquisa anterior, eles apareceram, respectivamente, com 3%, 2% e 1% das intenções. O percentual de eleitores que pretende anular o voto caiu de 10% para 8%. Já o percentual dos que não souberam ou não responderam subiu de 10% para 15%.
 
Os resultados indicam que Hartung venceria no primeiro turno, se as eleições fossem hoje. O índice dele é maior que a soma dos índices dos demais candidatos juntos, 35%.
 
2º turno

Mas o Ibope também preparou um cenário com disputa em segundo turno entre Paulo Hartung e Renato Casagrande. O peemedebista registrou 46% das intenções de voto, contra 29% do socialista.

Nas intenções espontâneas de votos, em que a lista de candidatos não é apresentada aos entrevistados, a pesquisa apontou Hartung com 32% da preferência, enquanto Casagrande ficou com 22%. Há duas semanas, a espontânea dava a Hartung 27% das intenções e 18% a Casagrande.

No quesito rejeição, Mauro Ribeiro e Roberto Carlos empatam com o maior percentual, 18%. Em seguida, aparecem Camila Valadão, com 16%, Renato Casagrande, com 14%, e Paulo Hartung, com 8%. O Ibope também perguntou aos entrevistados quem, independente da preferência deles, ganhará a eleição. Hartung foi a resposta de 43%. Casagrande, a de 25%.

Avaliação

O Ibope também apontou que os eleitores estão divididos quando questionados se aprovam ou não a maneira como Casagrande administra o Estado: 47% aprovam e 44% desaprovam. Na pesquisa anterior, 57% aprovavam, enquanto 34% reprovavam a gestão. 

A pesquisa tem nível de confiança de 95%. A margem de erro é três pontos percentuais para mais ou para menos. Foram entrevistados 812 eleitores, entre 9 e 11 de setembro, em 30 municípios do Espírito Santo.  

O Ibope registrou a sondagem no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo nº ES-00020/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº BR–00620/2014.

Senado empatado

A pesquisa eleitoral do Ibope sobre a disputa ao Senado mostra empate técnico entre os candidatos João Coser (PT) e Rose de Freitas (PMDB). Ela aparece com 22% das intenções estimuladas de voto. Ele, com 21%.

Rose manteve o percentual obtido na pesquisa realizada há duas semanas, mas Coser perdeu sete pontos percentuais no período. Em terceiro, aparece Neucimar Fraga (PV). Ele tinha 13% das intenções de votos. Agora, tem 14%. 

O candidato do PSTU, Raphael Furtado, manteve os 2% de intenções de votos. O candidato do PSOL, André Moreira, também manteve o resultado obtido na pesquisa de agosto, 1%. Chama a atenção o aumento no percentual - que já era alto - de entrevistados que não souberam ou não responderam em quem votarão para a vaga no Senado: passou de 20% para 29%. Votos brancos ou nulos caíram de 13% para 11%.

Entre os eleitores do candidato ao governo Renato Casagrande (PSB), 28% escolhem também João Coser para o Senado. Outros 25%, Rose de Freitas e 19% optam por Neucimar Fraga, o candidato da chapa do socialista. Já entre os entrevistados que responderam votar em Paulo Hartung (PMDB) para o governo, 30% disseram votar em Rose, a candidata da chapa do peemedebista. Outros 24% em Coser, e 17% optaram por Neucimar. 

Rose é a candidata com mais intenções de votos entre eleitores com renda familiar maior que cinco salários mínimos, tendo 29% da preferência desse segmento, contra 17% de Coser e 15% de Neucimar. Coser a supera na preferência dos eleitores com renda familiar entre dois e cinco salários. Nesse grupo, alcança 24% das intenções, contra 19% dela e 16% de Neucimar.

Entre os eleitores com renda familiar de até dois salários mínimos, Rose tem 21% das intenções. Coser, 19%. Neucimar, 13%. Rose também é a preferida pelos eleitores com ensino superior. Nesse segmento, ela tem 28% das intenções, contra 17% de Neucimar e 15% de Coser.

Diferença entre Marina e Dilma diminiu

A candidata do PSB à Presidência da República, Marina Silva, perdeu três pontos percentuais na sondagem de intenções de votos no Espírito Santo. Ela tem, hoje, 33% da preferência. Com isso, diminuiu a diferença entre ela e a candidata do PT à reeleição, Dilma Rousseff, que manteve os 26% das intenções de votos dos eleitores do Estado.
Segundo o Ibope, Aécio Neves, do PSDB, cresceu de 18% para 21% na pesquisa estimulada, em que os nomes de todos os candidatos são apresentados aos entrevistados. Nenhum dos outros oito candidatos somou ao menos 1% das intenções. Juntos, eles representam 3% da preferência do eleitorado do Estado.

Na pesquisa espontânea, respondida pelos entrevistados sem que eles sejam apresentados à lista de todos os candidatos, Marina também conserva vantagem com relação à Dilma. A candidata do PSB aparece com 28%. A do PT, com 23%. Nessa modalidade, Aécio Neves fica com 17% das intenções.
 
Fonte: Gazeta Online





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA