Em audiência pública do Governo do ES, Zanon pleiteia obras para Linhares, Rio Bananal e Sooretama

O deputado estadual pediu ao governo, por exemplo, uma ciclovia que liga São Jorge Tiradentes a sede de Rio Bananal

Em audiência pública do Governo do ES, Zanon pleiteia obras para Linhares, Rio Bananal e Sooretama
Em sua terceira audiência, o PPA 2016-2019 chegou à microrregião Rio Doce, nesta  sexta-feira (15). O encontro reuniu aproximadamente 300 pessoas, entre as quais representantes da sociedade, prefeitos da microrregião, secretários de Estado, os deputados estaduais Eliana Dadalto, Guerino Zanon e Eric Musso, o senador Ricardo Ferraço e o governador Paulo Hartung.

O evento, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Economia e Planejamento (SEP), aconteceu no auditório da Faceli, em Linhares, e vem sendo realizado de Norte a Sul do Espírito Santo,  desde o início do mês. Além do município sede, a audiência atendeu também a população de Aracruz,  Ibiraçu, João Neiva, Rio Bananal e Sooretama.

O governador Paulo Hartung, como tem feito habitualmente nas audiências públicas do PPA em que participa, ressaltou a necessidade do Poder Executivo Estadual dialogar com a sociedade para identificar os anseios e prioridades.  "Estamos vivenciando novos tempos. A sociedade está em mudança e temos que acompanhar com um novo modelo de governar transparente, compartilhando as situações e decisões", enfatizou.

Zanon pleiteia obras

Durante o encontro o deputado estadual e ex-prefeito de Linhares, Guerino Zanon, pleiteiou obras para três cidades que compõem a microrregião: Linhares, Rio Bananal e Sooretama. O deputado solicitou ao Governo do Estado atenção especial à conclusão das obras da Unidade de Pronto-atendimento 24 horas, no bairro Shell, e ao Centro de Tratamento de Toxicômanos, no Planalto, onde as obras estão abandonadas.

Zanon também enfatizou ao governador Paulo Hartung a necessidade da construção de um Hospital Regional numa das cidades da região, mas, que possa atender as demandas dos municípios circunvizinhos, numa forma de desafogar a superlotação do Hospital Geral de Linhares, o HGL. "Precisamos garantir a qualidades dos serviços públicos prestados a população”, destacou. O deputado destacou a conquista do HGL para a cidade de Linhares. "O HGL é nosso. Foi uma conquista dos linharenses e não deve ser entregue ao Governo do estado de forma alguma", reiterou.

O ex-prefeito pleiteou a construção de um contorno na ES 245 para que o tráfego de veículos pesados seja desviado do centro de Rio Bananal. Além disso, pediu a construção de uma ciclovia que ligue o distrito de São Jorge de Tiradentes a sede de Bananal. "Muitos acidentes são registrados naquele trecho, sobretudo, na colheita do café”, explicou.

Também pleiteou uma obra de extrema importância para o escoamento da produção agrícola de Sooretama, que segundo Zanon, integra um dos eixos mais produtivos do Espírito Santo. Ele sugeriu o asfaltamento do trecho de rodovia que liga Vila Valério a Sooretama e que chegue até a BR 101. "Quando as emendas parlamentares chegam ao governador Paulo Hartung, temos a certeza que elas são concretizadas”, disse em tom confiante.

Poupança Zerada


O secretário de Economia e Planejamento, Regis Mattos Teixeira, destaca a  importância do planejamento ser realizado com a população. "Assumimos o Governo com o Estado desorganizado,  com as contas desequilibradas,  com as despesas crescendo mais que as receitas. A poupança que o Governo acumulou em uma década foi zerada.  Nesse momento,  mais do que nunca,  precisamos estar juntos com a população, trabalhando juntos, em equipe,
com prioridades claramente definidas e assumindo compromissos dentro da nossa capacidade de honrá-los", pontuou.

Durante a solenidade de abertura, o economista Orlando Caliman apresentou a palestra  ‘Desenvolvimento numa Perspectiva Regional’, e o subsecretário de Estado de Orçamento,  Márcio Medeiros, apresentou a metodologia e a dinâmica do PPA.  Os participantes foram divididos em cinco grupos temáticos para os debates. Os temas foram: Educação, Turismo, Cultura e Esporte; Saúde e Assistência Social; Segurança Pública, Justiça e Defesa Social;  Desenvolvimento Econômico, Mobilidade e Infraestrutura Urbana; e Meio Ambiente e Agricultura.

A próxima audiência acontece na próxima quinta-feira (21), em Guaçuí.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA