Eleições: Hartung venceria no primeiro turno com 44% dos votos. No Senado, Coser ultrapassa Rose

O Ibope registrou a amostra no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo nº ES-00017/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo nº BR – 00458/2014.

Eleições: Hartung venceria no primeiro turno com 44% dos votos. No Senado, Coser ultrapassa Rose
O ex-governador Paulo Hartung (PMDB) tem 44% das intenções de voto e o governador Renato Casagrande (PSB), 30%. É o que aponta a primeira pesquisa do Ibope sobre as eleições estaduais, encomendada pela Rede Gazeta e realizada entre os dias 26 e 28 de agosto. Os índices correspondem às intenções de voto estimuladas – quando os entrevistados têm acesso a uma lista com os nomes dos candidatos na disputa.

A pesquisa traz, ainda, o deputado estadual Roberto Carlos (PT), a assistente social Camila Valadão (PSOL) e o servidor público Mauro Ribeiro (PCB). Eles aparecem, respectivamente, com 3%, 2% e 1% das intenções estimuladas. Dez por cento dos eleitores não responderam, enquanto outros 10% pretendem votar em branco ou anular o voto.

Os resultados levam à conclusão de que, se a eleição fosse hoje, Hartung sairia vitorioso do pleito, em primeiro turno, já que o seu índice, 44%, supera a soma dos índices dos demais candidatos, 36%. A contagem oficial de votos só leva em conta os chamados "votos válidos”, excluindo-se os brancos e nulos, e o índice do peemedebista, 44%, supera a soma dos índices dos demais candidatos, 36%.

Na mais recente pesquisa do Instituto Futura – publicada por A GAZETA em 17 de agosto –, a diferença entre os dois candidatos mais competitivos era de 17,9 pontos percentuais. Hartung tinha 49,8%, e Casagrande, 31,9%.
 
Espontânea

Nas intenções espontâneas, do Ibope, em que a lista de candidatos não é apresentada aos entrevistados, Hartung lidera com 27% das menções, seguido por Casagrande, com 18%. Roberto Carlos é mencionado por 1% e outros candidatos totalizam 1%. Já 43% não responderam.

A pesquisa do Ibope tem confiabilidade de 95%. Foram realizadas 812 entrevistas em 31 municípios. Os entrevistadores foram a campo entre os dias 26 e 28 de agosto. O Ibope registrou a amostra no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo nº ES-00017/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo nº BR – 00458/2014.
 
Senado
 
O ex-prefeito João Coser (PT) lidera a corrida eleitoral para o Senado, na primeira pesquisa do Ibope no Espírito Santo. O candidato do PT figura com 28% das intenções de voto estimuladas, cenário em que a relação dos nomes que estão no páreo é apresentada aos entrevistados.

Coser é seguido pela candidata do PMDB, a deputada federal Rose de Freitas, que aparece na sondagem com 22% das intenções estimuladas. No limite da margem de erro, Coser e Rose estão tecnicamente empatados, já que, na pesquisa do Ibope, a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Em terceiro lugar vem o ex-prefeito de Vila Velha Neucimar Fraga (PV), com 13% das intenções. O professor Raphael Furtado (PSTU) tem 2% das menções, e o advogado André Moreira (PSOL) tem 1%. Vinte por cento dos eleitores consultados não responderam e 13% disseram que vão votar em branco ou nulo.

Na última pesquisa da série Futura, publicada por A GAZETA em 17 de agosto, o quadro era diverso. Embora dentro da margem de erro, Rose era quem liderava, com 21,9%, seguida por Coser, com 17,9%. Neucimar marcava os mesmos 13%, enquanto André Moreira tinha 1,8% e Furtado, 1,5%.

O Ibope também aferiu as intenções espontâneas, medição em que os entrevistados não podem consultar a lista de candidatos. Nesse caso, Coser, Rose e Neucimar estão tecnicamente empatados. O petista tem 9%, a peemedebista, 7%, e o candidato do PV, 6%. Os demais nomes somam 2% das menções, e 12% votariam em branco ou anulariam o voto. Chama atenção o percentual dos que não souberam responder: 64%.

Fonte: A Gazeta 





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA