“É boato. Não fui convidado para ser secretário de Cultura”, diz o ex-vereador Urbano Davila

O músico, no entanto, diz que se o convite existir será aceito porque acredita que poderá contribuir com o segmento

“É boato. Não fui convidado para ser secretário de Cultura”, diz o ex-vereador Urbano Davila

Inquieto e andando de um lado para o outro em frente a uma padaria no bairro Conceição, o ex-vereador Urbano D’Avila (PR) conversou com a reportagem do Site de Linhares. O assunto: o possível convite para assumir a secretaria municipal de Cultura, que atualmente tem como interino o titular de Turismo e Lazer, Carlinhos Fiorot. Aliás, durante a conversa Urbano inúmeras ligações para saber se a especulação era de fato verdade, ou apenas boataria.

Cauteloso, Urbano prefere ficar com a segunda opção: "é boato. São rumores. Ainda não recebi nenhum convite oficial para ser o novo secretário municipal de Cultura”, disse. Mas, confirma que antes das eleições do dia 05 de outubro – quando foi candidato a deputado estadual e alcançou 1.163 votos nas urnas – ocorreu um encontro entre ele, o prefeito Nozinho Corrêa (PDT) e o secretário Chefe de Gabinete, Wélio Pompermayer. "Foi cogitado o meu nome e se eu teria interesse em ser o titular da pasta”, disse, resumindo o teor do encontro. Mas, de acordo com Urbano ele não seria o único nome cogitado para assumir a pasta. O ex-vereador Bil Alpoin também estaria na cartela de opções.

No mercado político o encontro possui outro contorno: uma aproximação com o PR, do senador Magno Malta e do ex-prefeito de Vila Velha, Neucimar Fraga, visando palanque para as eleições municipais em 2016. Urbano prefere não comentar sobre este assunto. Concentra-se apenas na expectativa de um novo contato. Apenas diz com muita certeza que se o convite for oficializado, apesar de precisar de um tempo para avaliá-lo, a possível resposta será: "sim”.

O Site de Linhares entrou em contato com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Linhares e a resposta é que não existe nada de oficial em torno da concretização do nome de Urbano D’Avila para assumir a Secretaria Municipal de Cultura.

"Tenho muito a contribuir com a cultura de Linhares”

O sinal positivo, segundo o músico, tem uma explicação: "eu tenho muito para contribuir com a cultura de Linhares. Sempre estive envolvido em diversos projetos antes de ser vereador, durante a minha legislatura e enquanto músico”, revela. Urbano é autor do projeto aprovado por unanimidade que determina a obrigatoriedade das emissoras de rádio do município, incluir na programação, 20% de músicas de bandas locais. O disposto é válido para as emissoras que veiculam publicidade e propaganda institucional do município.

"Música é cultura, cultura socializa, gera renda, faz nossa cidade crescer e ser vista. Outro ponto a ser observado é que toda  música tocada em rádios gera Ecad (direitos autorais - valor pago ao compositor): quanto mais músicas regionais executadas, mais direito autoral irá para nossos artistas”, defende Urbano.

Urbano também participou ativamente da implantação do projeto "Circo Nova Esperança” na gestão do então prefeito Guerino Zanon (PMDB) e que foi desativado pela atual administração. Na época ele se empenhou junto aos membros do projeto na busca pelos profissionais para ministrar as oficinas circenses aos cerca de 845 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental "Adelson Del’Santo", entre 07 e 16 anos, que participavam do projeto, além e de 20 professores da rede municipal que participaram de oficinas de teatro de bonecos e mágica, além de contação de histórias.

O músico foi também foi o mentor do Festival de Quadrilhas, ainda no ano de 2012. De acordo com ele, a proposta do evento foi o de estimular a criação de novos grupos locais e preservar a cultura popular.








COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA