Deputado estadual Guerino Zanon fala sobre jogo político para tentar reprovar suas contas na Câmara

O ex-prefeito de Linhares critica a manobra que tem como objetivo retirá-lo da disputa eleitoral de 2016

Deputado estadual Guerino Zanon fala sobre jogo político para tentar reprovar suas contas na Câmara

O deputado estadual e ex-prefeito de Linhares, Guerino Zanon (PMDB), usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Espírito Santo na última quarta-feira (08) para fazer um desabafo: "não tentem me cassar em um ato político. Não é justo”. Ele se refere sobre a possibilidade da Câmara Municipal vir a rejeitar as contas de sua gestão relativas ao exercício de 2011.

 
Na próxima quarta-feira (15) vence o prazo concedido pela Justiça para que o ex-prefeito possa elaborar sua defesa no processo instaurado no legislativo municipal para análise de suas contas. O deputado acredita que terá êxito na esfera judicial com a nulidade do julgamento.
 
Guerino Zanon relatou as movimentações que envolvem a análise das contas. Ele destacou que o parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCES), pela aprovação foi relatado positivamente em novembro de 2014 pela Comissão de Finanças da Casa.  

Em janeiro, com a eleição da nova Mesa Diretora, o Presidente Miltinho Colega (PSDB) envia novamente as contas para a Comissão de Finanças, agora presidida pelo Vereador Zeca Correa (PPL), irmão do Prefeito Nozinho Correa (PDT), que as devolve a Colega com parecer contrário à aprovação. 

"Não satisfeito o Presidente da Câmara nomeia o Vereador Juninho Freires (PP) para fazer um relatório técnico sobre as Contas e este o faz indicando, também, a rejeição”, aponta Zanon; que também criticou a indicação de Juninho, nomeado relator especial do processo a quem chamou de genérico, já que de acordo com Zanon, está no cargo irregularmente.
 
O deputado criticou a manobra que teria como objetivo tentar retirá-lo da disputa eleitoral de 2016. "Não precisam me temer. Se eu for candidato, façam como eu sempre fiz, joguem o jogo limpo, no campo político e com regras democráticas. Já ganhei e já perdi para quem está no poder e há dois anos me calo, porque entendo que quem tem de ir às ruas é a população e não e não o candidato derrotado”, afirmou o deputado.

Deputados são solidários a Zanon

Durante o seu discurso, o deputado Guerino Zanon ganhou a solidariedade dos deputados estaduais. O primeiro deles foi Rafael Favatto (PEN), que é o Presidente da Comissão de Meio Ambiente da Ales. 

Favatto disse que ao invés dos vereadores se preocuparem com "pequenezas” e com um jogo "politiqueiro”, deveriam fiscalizar o esgoto "in natura” que é jogado no rio Pequeno, já que a rede de esgoto da nova sede da Câmara não foi interligada a estação elevatória. "O que é justo, é justo; já que as suas contas foram aprovadas”, reforçou.

O deputado estadual Bruno Lamas (PSB) revelou que já votou no deputado e, inclusive, colocou placas de campanha na sua casa. "Linhares te respeita. Eu lamento esta postura, este jogo baixo. Estamos juntos e solidários ao senhor”, disse. 

A deputada Luzia Toledo (PMDB), que presidiu a sessão, também se manifestou: "não é fácil enfrentar um processo politiqueiro como este que o senhor está denunciando para o estado do Espírito Santo”, concluiu.


 





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA