CPI da Merenda vai ouvir secretário de Educação, nutricionistas e Presidente do CAE

A CPI não convocou nenhum pai de aluno e nem a presidente do Conselho Municipal de Educação, Vânia Sandre.

CPI da Merenda vai ouvir secretário de Educação, nutricionistas e Presidente do CAE
Nesta quinta-feira (26) cinco convocados pela Comissão Parlamentar de Inquérito que apura suspeitas de irregularidades e superfaturamento na merenda escolar municipal serão ouvidos pelos vereadores que integram a CPI da Merenda. São eles: as nutricionistas Danielle Trindade Lima Martins, Gisane Frair Bragança Alves e Monise Bissoli, além do presidente do Conselho de Alimentação escolar (CAE), Ricardo Jovita. O secretário municipal de Educação, Sérgio Lopes, será ouvido no dia 3 de dezembro. 

Nenhum pai de aluno foi convocado pela CPI. Outra ausência nas convocações foi da Presidente do Conselho Municipal de Educação, Vânia Sandre, que é um dos órgãos fiscalizadores de todo o processo educacional da cidade. O presidente da Comissão, vereador Tarcísio Silva, disse que o nome da pedagoga será colocado em apreciação na próxima reunião da CPI nesta terça-feira (24) e se for aprovado ela será convocada para contribuir com informações e documentos que o conselho possui sobre possíveis irregularidades na merenda fornecida aos alunos da rede pública municipal de ensino.  

"Vamos ouvir, inicialmente, os profissionais que trabalham diretamente com a elaboração do cardápio nutricional dos estudantes, além do secretário de Educação e Ricardo Jovita que foi o autor das denúncias”, reforçou Silva. O vereador disse que foram solicitados uma série de documentos que irão auxiliar os trabalhos da comissão como, por exemplo, Notas Fiscais e contratos relativos a pregões de 2015; compra de alimentos com Carta Convite; além de atas do Conselho Municipal de Merenda Escolar deste ano e a aprovação do Planejamento de alimentação escolar para 2016.

Os próximos convocados a prestar esclarecimentos à CPI é a chefe do Departamento de Alimentação Escolar da secretaria municipal de Educação, Elieusa da Penha Pezzin Giuberti; as responsáveis pela distribuição e almoxarifado, Elizabete Suzane e Osana Cardoso, além do responsável pela conferência da merenda, Robertson Rodrigues Silva e Diego Damasceno que é o motorista que faz a entrega dos alimentos nas unidades escolares.

CPI é formada por base aliada

A CPI da Merenda é composta apenas por vereadores que integram a base aliada do prefeito Nozinho Correa (PP). Nenhum dos cinco parlamentares de oposição integra a Comissão. O prazo para a conclusão dos trabalhos é de 90 dias podendo ser prorrogado para mais 90.

O presidente da Comissão é Tarcísio Silva (PSB), o relator é Marcelo Pessotti (PPS) e os membros: Edmar Vitorazzi (PTN), Pastor Miravaldo (PSC) e Zeca Correia (PPL). O relator Marcelo Pessotti, por exemplo, se absteve de votar na criação da CPI no dia 9 deste mês e o irmão do prefeito, Zeca Correa, usou a tribuna do legislativo para desmentir as denúncias do Presidente do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), Ricardo Jovita.

O vereador Amantino Pereira Paiva (PMDB) disse que os nomes da CPI já foram definidos para o plenário e que a manobra para os vereadores integrarem a comissão como membro foi apenas para tentar dar credibilidade à CPI, já que os cargos mais importantes, já estavam carimbados em reuniões internas. "O Presidente da CPI é o líder do prefeito na Câmara e sempre diz que está tudo bem. Vamos ver se tudo não vai acabar em pizza?”, argumentou Paiva.  





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA