Confirmado: Bolota Gama vira subsecretário e Fiorot assume a junção de Turismo, Esporte e Lazer

A informação foi confirmada pelo secretário de Planejamento, José Roberto Macedo Fontes

Confirmado: Bolota Gama vira subsecretário e Fiorot assume a junção de Turismo, Esporte e Lazer
Conforme o Site de Linhares antecipou as mudanças no primeiro escalão do governo "Respeito a Todos” do prefeito Nozinho Corrêa (PDT) assume contornos que são delineados pelo atual homem de confiança do Chefe do Executivo: o secretário de Planejamento, José Roberto Macedo Fontes, que está há pouco mais de um mês na nova função. A dança das cadeiras no pelotão de elite de Corrêa é vista como uma reforma administrativa para reorganizar e unir secretarias. O objetivo? Reduzir gastos com a folha de pagamento. Em entrevista ao jornal A Gazeta, Fontes explica as mudanças: "a prefeitura tem um organograma ultrapassado, com funções e cargos que se sobrepõe. Há ações e projetos que estão numa secretaria, mas deveriam estar em outra”.

E dentro desta nova proposta de hierarquias, haverá a junção das pastas de Turismo, Lazer e Esportes que se transformará numa única Secretaria. O seu comandante será José Carlos Fiorot, conhecido como Carlinhos Fiorot -, que também é um dos homens de inteira confiança do prefeito e da cúpula governista por acatar todas as decisões e não questionar nenhuma ação que por ventura o desagrade. Aliás, o prestígio é tão grande que além da nova secretaria montada, Carlinhos Fiorot assumirá interinamente a pasta de Cultura deixada na última sexta-feira (11) por Roberto Cordeiro.

Desta forma também como o Site de Linhares antecipou, confirma-se a saída do secretário de Esporte e Lazer, Bolota Gama, que deixará o status de secretário e descerá um degrau: vira subsecretário da nova pasta. As mudanças não param por aí. De acordo com o novo organograma a Ouvidoria da Prefeitura de Linhares também sofrerá alterações. Possivelmente deixará a pasta Odilon Grassi Gava, que desde o início da campanha eleitoral de Corrêa era um dos seus articuladores. Fontes não divulgou um possível substituto para a função.

Cultura e Obras

Na última sexta-feira (11) mais dois secretários passaram o bastão. Roberto Cordeiro, tido como o homem de confiança do prefeito, pediu exoneração do cargo depois de passear pelas secretarias de Comunicação e de Cultura. De acordo com fontes governistas ele teria perdido força com a saída da filha de Corrêa, Renata Ferraz Corrêa Batista, que era a secretária de Planejamento. O motivo: o de todos os outros que deixaram o governo – pessoais. Em seu lugar assume de forma interina, Carlos Fiorot, que é o titular de Turismo e Lazer e possui prestígio junto ao Chefe do Executivo.
 
O outro não pediu para sair. Foi exonerado por Corrêa. Com uma atuação morna, Amilcker Costa deixa a pasta de Obras e dá lugar para o subsecretário Euder Pedroni. Na verdade, Costa não teve tempo de mostrar a que veio. Sai sem imprimir sua marca e nem conseguir divulgar o que conseguiu fazer em benefício da população em tão pouco tempo como secretário de uma pasta que dita o crescimento da cidade.

Exonerações

Em fevereiro de 2013, o economista Tadeu Mussi de Andrade deixou a secretaria de Administração e Recursos Humanos, que passou a ser comandada pelo advogado João Pereira do Nascimento.
No final de março 2013, o sobrinho do prefeito, Paulo César Ferraz, pediu exoneração do cargo de secretário de Suprimentos e Gestão de Contratos. A pasta passou a ser ocupada pela servidora pública efetiva Kátia Cilene dos Santos Félix.
No início de abril 2013, a esposa do prefeito Elda Ferraz Correa, pediu o desligamento da função de secretária de Assistência Social. Quem assumiu a pasta foi Maria Luzia Alvarenga Cajueiro.

Em agosto de 2013, a secretária de saúde Maria de Fátima Fiorino Biancardi formalizou o pedido de exoneração da pasta que ocupava na atual administração. Em seu lugar, assumiu o médico Edilson Souza Rocha.
No mês de novembro 2013, o Procurador Geral do Município, Rodrigo Barcellos Gonçalves, solicitou a exoneração do cargo. Assumiu a pasta o advogado Ricardo Claudino Pessanha.

No dia 14 de janeiro de 2014, o arqueólogo João Luiz Teixeira deixou o cargo de secretário de Cultura, função que ocupava desde o início do mandato de Nozinho Correa. O empresário Roberto Cordeiro foi remanejado da Secretaria de Comunicação e assumiu a vaga deixada por Teixeira na Secretária de Cultura. Com as mudanças, a publicitária Denise Machado Jacinto assumiu o cargo de secretária de Comunicação.

Em abril de 2014, o secretário municipal de Agricultura, Aquicultura e Abastecimento, José Roberto Macedo Fontes, deixou a pasta. A saída foi motivada por projetos políticos pessoais. Em seu lugar, assumiu o engenheiro agrônomo Mauro Rossoni Júnior. No dia 19 de maio, Renata Correa, filha do prefeito, deixou a Secretaria de Planejamento. O secretário de Cultura, Roberto Cordeiro, assumiu interinamente a pasta. Assume em seu lugar, José Roberto Macedo Fontes que recuou de uma candidatura à Câmara Federal para ser titular da pasta.

Em seguida Edilson Souza Rocha deixa a Saúde. Em seu lugar o enfermeiro Arikerne Tonini, que conforme o prefeito Nozinho Corrêa, foi enviado pelo Governador Renato Casagrande. Em seguida, antes de completar um mês no cargo, o subsecretário de saúde, Robson Valiante, pede para sair e dá lugar para Márcio Coração. A Diretora do HGL, Renata Maia, também caiu. Coração acumula as duas funções, sem margens para mudanças.

Regina Pedroni também deu adeus à pasta Educação depois de uma licença médica. Em seu lugar assumiu o subscretário, Sérgio Lopes. Nesta sexta-feira (11) deixam as pastas de Cultura e Obras, respectivamente, Roberto Cordeiro e Amilcker Costa.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA