“Com gestão e organização faremos mais com menos”, garante Guerino Zanon em encontro sobre saúde

Ele, o secretário estadual Ricardo de Oliveira, o futuro secretário Valdir Massucatti participaram de um encontro promovido no CRAS, no Interlagos.

“Com gestão e organização faremos mais com menos”, garante Guerino Zanon em encontro sobre saúde
O projeto de reorganização da rede de atenção à saúde, com enfoque na regionalização do atendimento e da gestão dos serviços, foi apresentado na manhã desta quarta-feira (30), pelo secretário estadual de Saúde, Ricardo de Oliveira, aos prefeitos eleitos e reeleitos da Região Central de Saúde, que abrange 18 municípios. O prefeito eleito de Linhares, Guerino Zanon, participou do evento ao lado do futuro secretário da pasta, Valdir Massucatti. Outros 11 prefeitos estiveram no encontro: Águia Branca, Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Governador Lindenberg, João Neiva, Marilândia, Rio Bananal, São Gabriel da Palha, Sooretama e Vila Valério. O início desse novo modelo de assistência em saúde foi construído a "quatro mãos” pelo Governo do Estado e pelos municípios. 

Guerino elogiou a iniciativa do Governo do Espírito Santo em reunir os prefeitos eleitos num cenário onde os recursos são escassos, mas, que o acesso à saúde ao cidadão deve ser prioridade para os futuros gestores. "Vamos trabalhar para termos uma saúde com qualidade e menos custos. Para isso vamos investir nas saúdes preventiva e curativa”, pontuou. De acordo com o prefeito eleito o fortalecimento de parcerias com o Hospital Rio Doce e o Governo do ES irão dar sustentação à reestruturação do Hospital Geral de Linhares (HGL). "Com organização e gestão iremos conseguir fazer mais com menos”, garantiu. 

Segundo Guerino, a proposta é ter uma rede de atendimento que encurte a distância entre a população e os serviços que ela precisa, oferecendo consultas e exames mais próximos do local de moradia do cidadão e tendo a gestão dos serviços de saúde feita pelos próprios municípios, de forma organizada e em conjunto com os demais municípios da Região Central. Ele citou a inauguração do Centro Regional de Especialidades, no bairro Três Barras, que deverá ser entregue a população nos próximos dias. 

O prefeito eleito enfatiza que ao minimizar a quantidade de ambulâncias e ônibus que transportam pacientes de Linhares e outras cidades para atendimentos em hospitais da Grande Vitória e este fluxo for absorvido pelos centros regionais de especialidades será possível garantir mais conforto, menos tempo de espera e menos custos aos cofres públicos. "É uma luta de pelo menos 10 anos que se concretiza com a entrega dos centros de especialidades pelo governo do estado”. 

O futuro secretário da pasta, Valdir Massucatti, destacou a importância do evento e garantiu que a conclusão d a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas, no bairro Shell, está na pauta da próxima gestão. Massucatti entende que a conclusão da obra será essencial para desafogar a superlotação do HGL. Ele também revelou que reuniões com profissionais da área traçam medidas para mudar a estrutura de atendimento no hospital público. "Vamos descentralizar os atendimentos no hospital especialmente no pronto-socorro adulto e infantil”, sublinhou.

O secretário estadual de Saúde, Ricardo de Oliveira, enfatizou durante as mudanças necessárias nos fluxos de atendimento como forma de garantir ao cidadão acesso aos serviços de atenção primária e atenção especializada de consultas e exames no Centro de Especialidades no bairro Três Barras. "Esses serviços serão em parceria com o Estado e os municípios”, concluiu. As fotos e vídeo são do Site de Linhares.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA