Câmara: quase 80% dos linharenses não se sentem representados pelos vereadores, aponta Futura

Mais de 40% dos linharenses também diz que os vereadores não deveriam ser remunerados

Câmara: quase 80% dos linharenses não se sentem representados pelos vereadores, aponta Futura
Os vereadores de Linhares devem ficar atentos às mudanças de comportamento do eleitor linharense. Isto é, se pensam em se reeleger na próxima eleição, em 2016. Os números da pesquisa Futura na série "Avaliação da Gestão” acende o sinal vermelho para a atuação dos parlamentares: nenhuma das sete Câmaras avaliadas chega a 20% de aprovação. O levantamento foi feito pelo Instituto Futura a pedido de A GAZETA. Ao todo foram ouvidas 400 pessoas nas cidades de Vila Velha, Cariacica, Colatina, Serra, Vitória, Linhares e Cachoeiro. 

Quando a pergunta é se a pessoa se sente representada pelos vereadores, as respostas são bem enfáticas. Em Linhares, 79,8% dos entrevistados diz que não. Em Cariacica, 88,5% disseram que não. Em Vila Velha, o percentual negativo foi de 86%. Na Serra, 84% não se sentem representados; em Cachoeiro de Itapemirim 84,3% responderam o mesmo; em Colatina 83,3% disseram não se sentirem representados; em Vitória o índice é de 81,5%.

Reprovadas de ponta a ponta

Se, por um lado, os eleitores não veem os vereadores com bons olhos, por outro não acompanham o trabalho deles. Quase ninguém se lembra de algum projeto aprovado pela Câmara. Inclusive em Linhares.

José Luiz Orrico, um dos diretores da Futura, avalia que as Câmaras foram reprovadas "de ponta a ponta”. Perguntado se falta à população conhecer a real função dos vereadores – legislar e fiscalizar – que muitas vezes é confundida com a do Executivo, o diretor da Futura diz que acredita que o problema vai além.

"A Câmara, na minha opinião, está morta, não tem mais função. Os vereadores não conseguem dar as respostas esperadas e a própria Constituição Federal não dá poder a eles para mexer muito no orçamento”, afirma Orrico.

Já o cientista social Joilton Rosa faz uma outra avaliação: "Não acredito que o Legislativo esteja sem função. Há pouca informação sobre o Legislativo nos municípios, onde a função legislativa é provinciana”. Ele continua: "não tem como saber quem começou: os eleitores a pedirem pequenas coisas em troca do voto, ou os vereadores a oferecerem. Mas o Legislativo municipal tem uma função importante, que é fiscalizar e propor investimentos. Infelizmente, essas funções foram deixadas de lado em favor da governabilidade, a troca de favores com o Executivo”.

Mais de 40% não concorda com salário

Em outra ponta da pesquisa, 41,5% dos entrevistados linharenses dizem que o trabalho dos vereadores deveria ser voluntário. Já 54% pensa o contrário. Diz que os legisladores municipais devem sim, ser remunerados para exercer a função.

Orrico considera os dados como uma contradição: "em alguns municípios, o percentual dos que acham que o vereador deve ser remunerado chega a ser um pouco maior, mas no geral estão divididos, o que soa estranho”, avalia. "A pessoa não se sente representada, mas acha que tem que pagar o parlamentar. É uma contradição, uma vez que todas as demais respostas na avaliação são negativas”, aponta.

16% de aprovação é nada, diz diretor da Futura

Apesar de ter sido a Câmara mais bem avaliada, com parcos 16% de entrevistados que a consideram boa ou ótima, um dos diretores da Futura, José Luiz Orrico, um dos diretores da Futura não vê motivos para os vereadores de Linhares comemorarem o resultado. "Isso é nada. De cada 5, menos de um avalia positivamente a melhor Câmara”, afirma Orrico.

Quem lidera o ranking das Câmaras mais mal avaliadas é Vila Velha, reprovada por 43,8% dos moradores da cidade. Em seguida, aparece o Legislativo de Cariacica. Para 41,3% dos entrevistados, a Casa é ruim ou péssima.

O que diz a Câmara

O Site de Linhares solicitou uma entrevista com o Presidente da Câmara de Linhares e aguarda retorno da Assessoria de Imprensa da Casa.
 
Fonte: Gazeta Online





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA