Após perder controle do PSDB, Miltinho Colega vai atrás de vice-governador para disputar Prefeitura

O presidente da Câmara também não tem o apoio interno do partido que aposta em Paulo Buffon para a eleição do próximo ano.

Após perder controle do PSDB, Miltinho Colega vai atrás de vice-governador para disputar Prefeitura
Depois de fazer uma série de movimentações, buscando acomodação para a disputa pela prefeitura de Linhares, o presidente da Câmara, Miltinho Colega, pode entrar no jogo político do próximo ano sem precisar deixar o PSDB. O vice-governador César Colnago estaria fiando o nome de Colega como candidato do ninho tucano.

No período de licença do governador Paulo Hartung (PMDB), em meados de setembro, Colnago recebeu como governador interino o presidente da Câmara de Linhares. Oficialmente, a conversa foi sobre atração de recursos para o município, mas nos bastidores o motivo da visita de Colega a Colnago foi outro.
 
O vereador teria vindo comunicar sua intenção de deixar o PSDB, depois de ter perdido o controle do partido no município. Sem apoio interno para disputar a prefeitura em 2016, o vereador estaria deixando a sigla. Mas a prosa teria partido para outro rumo.
 
Isso porque, o nome que o PSDB estaria trabalhando no município, Paulo Sérgio Buffon, não teria o mesmo peso político de Colega. Buffon é secretário da atual gestão do PSDB em Linhares. Neste sentido, o vice-governador estaria disposto a ingerir no diretório municipal para garantir a presença do vereador na disputa à prefeitura, com o apoio da atual gestão, ainda que de forma indireta.

Miltinho Colega fez um movimento no início do ano para garantir o controle do partido em Linhares, mas na convenção realizada em maio, na Câmara de Vereadores de Linhares, Luciano Durão foi eleito o novo presidente do diretório local. Mas a movimentação do vice-governador tem preço. Miltinho Colega terá de ajudar o partido na movimentação política no município vizinho, Sooretama, onde o PSDB pretende também ter candidatura própria no próximo ano.
 
Sooretama

 
No último dia 26 o PSDB capixaba realizou um evento no município de Sooretama para discutir a crise política e econômica nacional e os desafios da gestão econômica do Espírito Santo. No evento, que contou com a presença do vice-governador César Colnago, o mercado político local esperava a filiação do empresário Alessandro Broedel no partido. Mas isso não aconteceu.
 
O comentário no município é de que o ninho tucano está adotando a cautela sobre o assunto. A intenção é de tirar o empresário para a disputa de 2016 do PV e leva-lo para o PSDB, mas sem criar problemas entre os partidos. Isso porque os tucanos querem caminhar ao lado do PV na eleição do próximo ano.
 
Com o líder do governo na Assembleia Gildevan Fernandes, que tem força no norte capixaba, e com um deputado federal, Evair de Melo, ambos do PV, o partido chama a atenção da classe política para fazer acomodações no interior e há uma certa movimentação para atraí-lo para os palanques colocados.  
 
A movimentação para o cenário político de Sooretama do próximo ano é hoje a de buscar a aproximação dos grupos políticos da cidade, atraindo o máximo de partidos com o objetivo de isolar vereador Edson Isidoro (PDT), que tem arestas a aparar na Justiça, mas tem um capital político considerável na cidade.
 

Isso porque ele é uma liderança de oposição no município e oferece uma candidatura competitiva tanto a Broedel quando ao prefeito Esmael Loureiro, que disputa a reeleição no próximo ano, mas não contará com o apoio do PMDB, de Guerino Zanon, liderança que tem forte influência no município.

Com informações do Século Diário







COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA