Vídeo mostra preso espancando colega de cela dentro da Penitenciária Regional de Linhares

Vídeo mostra preso espancando colega de cela dentro da Penitenciária Regional de Linhares

17/07/2012 – 14h11 - Atualizado em 17/07/2012 – 14h11

Um e-mail enviado para a imprensa nesta segunda-feira (16) mostra detalhes e imagens de um preso sendo espancado por outro, dentro da Penitenciária Desembargador José Mathias de Almeida Netto, em um espaço da Unidade denominado de “varal”. Conforme relata o e-mail, o fato aconteceu no plantão do dia 08 para o dia 09 de março de 2011, aproximadamente às 10h45 do dia 08.
Os presos Lucas de Amaral e Antônio Carlos Vieira dos Santos, o Pit Bull, brigaram quando estavam cumprindo pena em regime fechado em uma mesma cela, no  pavilhão denominado Seguro. O local estava dividido em quatro celas com aproximadamente 25 presos cada uma.

Após a briga os presos foram retirados do Seguro para conversar com a diretoria. Antes eles foram algemados  para aguardar o atendimento atados em um tubo de ferro, chumbado na parede, que fica  no “varal”, ao lado do posto dos agentes.

De acordo com o e-mail, alguns agentes faziam a escolta dos dois detentos e a câmera que filmava o local fica monitorada na sala do diretor, onde era possível que visualizassem qualquer acontecimento no chamado varal.

O e-mail relata que Pit Bull tentava se soltar das algemas para atacar o rival, que gritava desesperadamente pedindo socorro aos agentes, mas ninguém se mobilizou para impedir a agressão. Pit Bull conseguiu se soltar e pegou um cano de ferro de aproximadamente um metro de comprimento e desferiu vários golpes em Lucas, que tentou evitar que os golpes atingissem a região da cabeça. Por sorte, um deles acertou e quebrou as algemas, possibilitando que a vítima se soltasse, salvando assim sua vida. O resultado, contudo, foram várias fraturas no braço direito e lesões pelo corpo.

Pit Bull, conforme relata o e-mail, teria sido levado para o Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) depois de mais de uma semana, saindo do flagrante.

O e-mail diz, ainda, que o ocorrido não foi comunicado pelo diretor à Corregedoria SEJUS.

Lucas do Amaral atualmente está no Centro de Ressocialização de Linhares (CRL), localizado na região de Jataipeba, enquanto o agressor  encontra-se no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Colatina, e não estaria respondendo a nenhum processo pelo fato ocorrido.

O Site de Linhares apurou e descobriu que o preso de apelido Pit Bull recebeu alvará no dia 17 de agosto de 2011, porém foi preso novamente no dia 26 de outubro do mesmo ano, por prática de furto.

Nossa Redação entrou em contato com a assessoria de comunicação da SEJUS, e a jornalista Ruana Ribeiro ficou de enviar resposta da demanda até o final da manhã desta terça-feira (17), o que não ocorreu. Confira o vídeo:

 

Sobre o Autor

Redação Site de Linhares

A Redação do site de Linhares está ligada aos acontecimentos e se preocupa com a informação.

Escreva o seu Comentário

30 Comentários

  1. cidadão INDIGNADO 19/07/2012 - 08h06

    Não é de se esperar que as pessoas que trabalham nesses tipos de lugar reajam dessa maneira numa situação como essa. O correto mesmo é evitar qualquer tipo de violência. Por outro lado,é preciso apurar rigorosamente o que aconteceu pois alguns presos querem ser maiores que os outros e resulta nisso

  2. Aff 19/07/2012 - 05h45

    Que injustiça com a barata ser obrigada a assistir uma cenas destas. Cade os direitos baratais

  3. Maria Clara 19/07/2012 - 00h59

    O assunto é serio!são presos, bandidos que estão cumprindo as suas penas no luga que deve ser cumprido. pena essa paga com o nosso dinheiro.Eles estão pagando a pena. E os agentes e diretor de unidade, que tambem sao pagos com o nosso dinheiro, o que estavam fazendo durante essa violencia? quem deixou de cumprir o seu dever? e se amanhã for um dos nossos ou nós?

  4. sarcasmo 19/07/2012 - 00h14

    tadinha da barata, ficou assustada...

  5. Agente 18/07/2012 - 22h27

    uma das torturas praticadas por essa direção da época, foi ter algemado um preso de nome Romulo, pés e mãos juntas p tras, com 07 algemas, de 13 hs até as 2 hs da madrugada. com fome, sede e sem medicação, todo urinado e defecado e deitado no chão

  6. sou mãe tambem 18/07/2012 - 21h29

    A melhor parte é a barata! O resto que se ferre.

  7. tinha que ser no brasil 18/07/2012 - 20h14

    tinha que ser no brasil,o infeliz se solta da algema sabe deus como e agride outro preso e os agentes ficam assistindo de camarote junto como diretor do presidio.Nao me importo com os presos,podem até se matarem,mas o cara quase mata o outro e fica tranquilão sentado é pra rir mesmo.issosónobrasil

  8. QUE TRISTEZA... 18/07/2012 - 19h03

    É LAMENTÁVELSABER QUE AS PESSOAS SAO ASSIM, NAO SEU O QUE É MAIS TRISTE,O ESPANCAMENTO(SABENDO AINDA, QUE, QUEM ERA PARA PASSIVA MAIS UMA VEZ NAO O FEZ)OU COM ESSAS PESSOAS QUE SE PREOCUPARAM MAIS COM ABARATA.ASSIM DIZ A MUSICA:''TO NEM AÍ, TO NEM AÍ,PENA QUE MUITOS NAO SE IMPORTA COM O SEU PROXIMO

  9. Bom d+ 18/07/2012 - 14h20

    Dane-se os presos, por mim que eles se matem lá dentro, to nem ai. Concordo com a maioria, engraçado do vídeo foi a barata. Isso para vocês verem que nem a barata aguenta mais ver tanta violência. Vazou fora...rsrrs

  10. para o cati 18/07/2012 - 12h12

    meu, o site é 10 e a gente se expressar. se tu tem interesse na manchete eu vou denunciar para a élida. kkkkkkkkk. O assunto é sério claro, mas quem manda essa baratinha se meter no meio dos presos? kkkkk

  11. www 18/07/2012 - 11h52

    Ai,si auguem manja manda mando vd p/ balanço geral

  12. C A T I 17/07/2012 - 23h26

    Site de linhares, um assunto tao serio e Vcs perdem tempo em aceitar comentarios tao superflos como estes sobre baratas, e a credibilidade a confia¢a que o povo deposita nesse meio de comunica¢ao onde fica?

  13. Eu vi 17/07/2012 - 21h53

    kkkkkkkkkkk eu vi a barata voando no segundo 20 mesmo. Ela deve ter tentado ajudar o preso. kkkkkkk

  14. baratinha medrosa 17/07/2012 - 21h50

    credo e cruzes. A barata entrou foi em pânico.

  15. barata voadora 17/07/2012 - 21h01

    putz.. era uma barata voadora enormeeee.. repara no 0:20 que ela sai voando.. rsrsrs

  16. EVANGELICA 17/07/2012 - 20h43

    PARABÉNS SEJUS PELA RESSOCIALIZAÇÃO!!!

  17. CALIMAN 17/07/2012 - 20h41

    BOM D++,Até a BARATA Ficou com medo e fugiu.

  18. C A T I 17/07/2012 - 20h29

    Como uma situa¢ao tao grave como esta, acontece dentro de um Presidio e os responssaveis o Diretor,o seu Dir. Adjunto e seu Chefe de Seguranca, passam panos quentes sobre o fato, o Preso agredido poderia ter morrido e ninguem toma atitude nenhuma, me de uma bala e me chame de bobo.

  19. ssss 17/07/2012 - 20h05

    Pq não consigo ver as imagens?? Quero ver tbm...

  20. baratinha 17/07/2012 - 19h58

    Até a barata se mandou...

  21. paulo 17/07/2012 - 18h06

    como um vagabundo pode sair tão fácil de uma algema

  22. absurdo 17/07/2012 - 17h31

    os agentes e direito fizeram ja proposito para isso aconteçesse..

  23. Barata 17/07/2012 - 17h18

    Será que a barata era o Juiz?????????kkkkkkkkkk

  24. Linharense 17/07/2012 - 15h13

    Fico imaginando a facilidade de um preso se soltar das "algemas" e partir pra agressão. E se ele fosse pra cima dos agentes??

  25. RAFAEL DO AMARAL MACHADO 17/07/2012 - 15h12

    CADE A CORREGEDORIA PARA APURA OS FATOS, DA DIRETORIA DO PRESIDIO NÃO TE FEITO NADA PARA IMPEDIR ESTE CRIME DENTRO DOS OLHOS DELES E O MOTIVO DE NÃO TEREM ENVIADO O RELATORIO AOS MESMO.

  26. anônimo amante do site 17/07/2012 - 15h04

    por isso que gosto desse site. ele sai na frente, mostra a verdade. naum sei porque ninguem respondeu na sejus. como fica essa situação, quem irá investigar? tudo bem que esses presos merecem uns cascudos, mas entre eles mesmo e ninguem fazer nada meso vendo? já é demais. a baratinha viu tudo mesmo, era lagartixa naum. kkkkkkk

  27. Testemunha 17/07/2012 - 14h59

    Reparem no início do vídeo o inseto que passa na pilastra. Acho que é uma largatixa. Ela sim pode ser chamada para depor e falar quem fez o que. Moden American! Brincadeira a parte, a coisa é séria e cabe uma investigação sobre quem teve culpa nisso, quem se omitiu, quem era na diretoria na época. Vamos cobrar sociedade.

  28. BARATA 17/07/2012 - 14h58

    Morri de rir com a barata que tava ali na coluna querendo assistir também!kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  29. EuMesmo 17/07/2012 - 14h51

    Não da pra ver o video!

  30. Internauta 17/07/2012 - 14h45

    Isso é uma vergonha, esses bandidos tinham que tomar uma surra bem dada.