Vídeo mostra preso espancando colega de cela dentro da Penitenciária Regional de Linhares

Imagens foram enviadas para a imprensa nesta segunda-feira

Vídeo mostra preso espancando colega de cela dentro da Penitenciária Regional de Linhares

17/07/2012 – 14h11 - Atualizado em 17/07/2012 – 14h11

Um e-mail enviado para a imprensa nesta segunda-feira (16) mostra detalhes e imagens de um preso sendo espancado por outro, dentro da Penitenciária Desembargador José Mathias de Almeida Netto, em um espaço da Unidade denominado de “varal”. Conforme relata o e-mail, o fato aconteceu no plantão do dia 08 para o dia 09 de março de 2011, aproximadamente às 10h45 do dia 08.
Os presos Lucas de Amaral e Antônio Carlos Vieira dos Santos, o Pit Bull, brigaram quando estavam cumprindo pena em regime fechado em uma mesma cela, no  pavilhão denominado Seguro. O local estava dividido em quatro celas com aproximadamente 25 presos cada uma.

Após a briga os presos foram retirados do Seguro para conversar com a diretoria. Antes eles foram algemados  para aguardar o atendimento atados em um tubo de ferro, chumbado na parede, que fica  no “varal”, ao lado do posto dos agentes.

De acordo com o e-mail, alguns agentes faziam a escolta dos dois detentos e a câmera que filmava o local fica monitorada na sala do diretor, onde era possível que visualizassem qualquer acontecimento no chamado varal.

O e-mail relata que Pit Bull tentava se soltar das algemas para atacar o rival, que gritava desesperadamente pedindo socorro aos agentes, mas ninguém se mobilizou para impedir a agressão. Pit Bull conseguiu se soltar e pegou um cano de ferro de aproximadamente um metro de comprimento e desferiu vários golpes em Lucas, que tentou evitar que os golpes atingissem a região da cabeça. Por sorte, um deles acertou e quebrou as algemas, possibilitando que a vítima se soltasse, salvando assim sua vida. O resultado, contudo, foram várias fraturas no braço direito e lesões pelo corpo.

Pit Bull, conforme relata o e-mail, teria sido levado para o Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) depois de mais de uma semana, saindo do flagrante.

O e-mail diz, ainda, que o ocorrido não foi comunicado pelo diretor à Corregedoria SEJUS.

Lucas do Amaral atualmente está no Centro de Ressocialização de Linhares (CRL), localizado na região de Jataipeba, enquanto o agressor  encontra-se no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Colatina, e não estaria respondendo a nenhum processo pelo fato ocorrido.

O Site de Linhares apurou e descobriu que o preso de apelido Pit Bull recebeu alvará no dia 17 de agosto de 2011, porém foi preso novamente no dia 26 de outubro do mesmo ano, por prática de furto.

Nossa Redação entrou em contato com a assessoria de comunicação da SEJUS, e a jornalista Ruana Ribeiro ficou de enviar resposta da demanda até o final da manhã desta terça-feira (17), o que não ocorreu. Confira o vídeo:

 





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA