Universitária do Pará se converte ao islamismo, desaparece e liga para os pais de telefone de Linhares

O número de telefone que a estudante usou para entrar em contato com a família está registrado em nome de uma empresa localizada na Rua da Conceição.

Universitária do Pará se converte ao islamismo, desaparece e liga para os pais de telefone de Linhares
Uma pequeno apartamento alugado num prédio localizado na Rua da Conceição, no centro de Linhares, está sob a investigação de equipes da Interpol e da Divisão Antiterrorismo da Polícia Federal que investigam, em sigilo, o desaparecimento da estudante universitária Karina Raiol Barbosa, de 20 anos, de Belém (PA). As investigações apuram se a jovem teria sido aliciada para deixar o Brasil após se converter ao islamismo e se há ligação com grupos extremistas. O caso foi exibido ontem no programa Fantástico, da Rede Globo.

Os pais da estudante de jornalismo contam que foram surpreendidos por uma ligação da jovem há poucos dias. "Nesse contato, ela estava muito nervosa. Aí eu disse: 'Filha, onde você está?'. Ela me disse 'Pai, eu não posso dizer isso senão eu vou ter problemas'. O que eu percebi nela foi muito medo e aquilo apavorou a gente", revela Nerino de Almeida Barbosa, pai de Karina.

O mistério que envolve a Rua da Conceição está aí. O número de telefone que a estudante usou para entrar em contato com a família está registrado em nome de uma empresa localizada num pequeno apartamento localizado num prédio da Rua da Conceição, no centro de Linhares.  A equipe de reportagem foi ao local para obter informações, mas ninguém foi encontrado no endereço. Segundo os vizinhos, a sala nunca foi ocupada.

"Essa ideia de que simplesmente a Karina foi embora porque quis, isso aí não entra na minha cabeça não. Com certeza ela foi aliciada. Eu quero que a Polícia Federal cumpra o papel dela e esclareça pra gente isso tudo", pede o pai da universitária. "Eu só queria que ela se materializasse na minha frente, eu pudesse abraçar ela e não soltar mais", conta, emocionada, a mãe, Rosiane da Silva Raiol.
 
Desaparecimento

De acordo com a família, Karina saiu de casa às 10h do dia 4 de abril, levando apenas um casaco fino e uma sandália. O último contato com a jovem foi às 13h do dia 4. Karina informou que estava gravando vídeos para um trabalho na Universidade Federal do Pará (UFPA), onde cursava Jornalismo, e disse que iria dormir na casa da avó. Em seguida, o telefone de Karina ficou fora de área. Por volta de 18h, os parentes foram até a universidade, mas não a encontraram.

"O celular dela já estava dando desligado e eu pensei 'Isso não é normal'", afirma a mãe. No aeroporto internacional de Belém, o pai soube, com auxílio da polícia, que Karina havia tirado passaporte em dezembro de 2015. No dia 5, os parentes descobriram que Karina havia se afastado da universidade. De acordo com a UFPA, a estudante já não frequentava o curso. Apesar de não ter trancado a matrícula, Karina tinha muitas faltas, e no começo de fevereiro deixou de ir à aula.
 
Universitária está na Turquia

A Polícia Federal informou que Karina decolou de Belém no dia 4 de abril, às 17h, fazendo uma conexão em Belo Horizonte, às 20h, antes de seguir para o aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo. Na manhã do dia 5, ela viajou para Casablanca, no Marrocos, a última parada antes chegar à cidade de Istambul, na Turquia.

A irmã de Karina, Karen Raiol diz que buscou o paradeiro da estudante tentando acessar o e-mail pessoal com o uso da senha que tinha. Em meio a muitas mensagens, encontrou um e-mail de Karina para uma empresa especializada em transferências bancárias internacionais. No email, Karina diz: "Preciso receber um dinheiro vindo do exterior e gostaria de saber como funciona. Nunca usei e é a primeira vez que recebo valores do exterior". 

"Eu tenho a convicção de que esse dinheiro custeou a viagem dela para fora do país", supõe a irmã. O pai também acredita na hipótese. "Karina não tinha dinheiro", diz ele. A última localização da jovem indica supostamente um hotel em Istambul. No celular, a irmã conta que encontrou uma mensagem de um site de reservas que pergunta como foi a estadia dela entre os dias 6 e 8 de abril.
 
Com informações do G1.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA