Sete não, 13: Iases confirma fuga de 13 adolescentes durante motim no fim de semana

Segundo a PM, o momento mais crítico foi no instante em que os menores alcançaram o portão da entrada principal.

Sete não, 13: Iases confirma fuga de 13 adolescentes durante motim no fim de semana
Atualização - Na madrugada desta segunda-feira (23), por volta da 01h50min, na Rodovia BR 101, próximo à Reserva de Goytacazes, em Bebedouro, um adolescente de 15 anos, fugitivo do Iases, foi recapturado.

O menor juntamente com outros dois adolescentes foram vistos pela Polícia sem camisa e descalços, nas imediações da reserva e, assim que perceberam a presença dos militares no local, fugiram para dentro da mata.

Foram realizadas buscas na região e apenas um adolescente foi recapturado. Os outros dois conseguiram fugir. O interno foi conduzido inicialmente à delegacia local e na sequência ao Iases. 

Fuga - Treze adolescentes fugiram da Unidade de Internação Regional Norte, em Bebedouro, no fim da tarde deste sábado (21), durante um motim feito por 50 internos. Inicialmente, o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) havia informado a fuga de apenas sete menores.

De acordo com a Polícia Militar, por volta das 17 horas, durante uma partida de futebol na quadra de esportes da unidade, dois internos saíram em disparada. Um deles conseguiu fugir. Depois disso, os demais começaram a bater nas estruturas metálicas a fim de chamar a atenção dos agentes. A situação foi ganhando proporção até que toda a área de internação foi tomada.

Os internos arrombaram e destruíram todo o refeitório, espalhando alimentos pelo chão. Segundo a PM, o momento mais crítico foi no instante em que os menores alcançaram o portão da entrada principal. Diante do iminente risco de fuga generalizada, os agentes, juntamente com os militares, seguravam o portão enquanto os menores o empurravam para fora.

A PM destacou que dois alojamentos foram incendiados e, no pátio central, foi colocado fogo em colchões. Muitos objetos foram espalhados ao longo de toda a área interna, sendo que a todo o momento eram arremessados objetos, pedras e demais utensílios em direção à parte externa.

O Grupo de Apoio Penitenciário chegou ao local e, com uso de armamento não letal, conseguiu conter o tumulto. Um policial militar do Grupo de Apoio Operacional (GAO) foi ferido superficialmente no supercílio e atendido inicialmente pelo Corpo de Bombeiros. Em seguida, ele recebeu atendimento médico e foi liberado.

A PM informou que nenhum menor sofreu ferimentos graves e nenhum agente socioeducativo foi ferido. A situação foi controlada por volta das 19 horas. Essa foi a segunda fuga registrada pela polícia durante a semana. No dia anterior ao motim, um interno fugiu da mesma unidade.

O Iases confirmou, por meio de nota, que o motim já foi controlado por agentes de segurança do instituto. Não foram feitos reféns e nenhum funcionário ficou ferido. Apenas um policial militar foi ferido no rosto por uma granada utilizada por ele mesmo. O policial levou pontos, foi medicado e liberado.

Sobre a destruição promovida pelos internos, o Instituto informou que os adolescentes queimaram alguns colchões e realizaram algumas depredações prediais de nível baixo.

Ainda segundo o Iases, os motivos que levaram os internos a promoverem a revolta serão apurados pelo núcleo de formação de segurança da instituição e pela equipe da unidade. Medidas de prevenção e reforços de precaução já foram tomadas.

Os adolescentes ainda não foram recapturados e a Polícia Militar já está fazendo buscas na região. Quem tiver alguma informação e quiser colaborar com as buscas pode entrar em contato pelo telefone 181.
 
Fonte Gazeta Online





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA