Polícia Militar do ES passará por ampla reformulação e Secretário descarta novos concursos

Secretário anunciou a criação de companhias independentes em cidades. Novos concursos públicos, no entanto, não estão previstos.

Polícia Militar do ES passará por ampla reformulação e Secretário descarta novos concursos

A Polícia Militar do Espírito Santo vai passar por um plano de reestruturação que envolve a criação de novas companhias e remanejamento de policiais, além da já anunciada extinção do Batalhão de Missões Especiais (BME) e da Ronda Tática Motorizada (Rotam). Novos concursos públicos, no entanto, não estão previstos.

O secretário de Estado de Segurança Pública (Sesp), André Garcia, anunciou que serão criadas companhias independentes na Serra (sediada no bairro Feu Rosa), em Vitória (Jardim Camburi) e Vila Velha (Jabaeté). A Sesp defende que as companhias vão agilizar o policiamento ostensivo nos municípios. Além disso, cada batalhão vai ter a própria companhia tático móvel, em substituição à Rotam.

A secretaria também anunciou a criação de mais dois Comandos de Policiamento Ostensivo (CPOs): um na região Noroeste, com sede em Colatina, e que irá atender a 21 municípios; e outro na região Serrana, que vai atender a 18 municípios. "Vamos tirar dois coronéis que estavam trabalhando na área administrativa e criar essas companhias. Trata-se de uma demanda antiga da sociedade", justificou André Garcia.

Cariacica, por sua vez, vai sediar uma companhia independente de missões especiais, no local onde funcionava a sede da Rotam. "Estamos nos tornando mais eficientes. Criando a companhia tático movel dentro do batalhão, o comandante vai conseguir alocar e efetuar com melhor eficiência em sua área. Terá mais efetivo, mais próximo e mais disponível", comentou o comandante da PM, coronel Nylton Rodrigues.

Trata-se do primeiro anúncio de reformulação da PM após a paralisação que durou 22 dias no Espírito Santo. Fonte: G1/ES.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA