PM amplia policiamento, cria estratégias de abordagem e dá dicas de segurança para a Festa da Cidade

A segurança da festa vai contar com o efetivo operacional e das equipes especializadas do Grupo de Apoio Operacional (GAO) e da Seção de Trânsito (Setran) do 12°BPM.

PM amplia policiamento, cria estratégias de abordagem e dá dicas de segurança para a Festa da Cidade
A Polícia Militar, por meio do 12º Batalhão, reforçou o policiamento e as estratégias de segurança para as comemorações dos 214 anos da fundação de Linhares em festa que acontece no Parque de Exposições da cidade, no bairro Interlagos, e que deve reunir milhares de pessoas do município e cidades vizinhas, devido à apresentação de artistas e bandas de renome nacional, durante os cinco dias dos festejos.

A segurança da Festa Linhares 214 anos vai contar com o efetivo operacional e das equipes especializadas do Grupo de Apoio Operacional (GAO) e da Seção de Trânsito (Setran) do 12°BPM. O evento terá ainda, o reforço externo das equipes da Ronda Ostensiva Tática Motorizada (ROTAM), do Regimento de Polícia Montada da PMES (RPMont), do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPAmb), dos Grupos de Apoio Operacional (GAO) do 11°BPM (Barra de São Francisco) e do 13°BPM (São Mateus) e de militares do Comando de Policiamento Ostensivo Metropolitano (CPO-M). 

Ações de Segurança – corredores e câmeras de videomonitoramento

Várias ações de segurança são desenvolvidas nas áreas interna e externa do local do evento, assim como nos bairros, durante todos os dias da festa. Policiais em motos, viaturas e a pé farão o patrulhamento nessas áreas, visando assim, proporcionar maior segurança e tranquilidade aos participantes do evento, comerciantes e moradores. 

Para auxiliar as ações de policiamento, um corredor central foi montado à frente dos palcos dos shows, plataformas de observação foram posicionadas próximo ao público e o holofote da torre de controle do som, iluminará o local exato, em casos de brigas e ou outros incidentes que por ventura acontecerem durante a festa. 

Pontos estratégicos do Parque de Exposições serão monitorados por câmeras de vigilância e equipes do Corpo de Bombeiros, da Guarda Municipal e de uma empresa de segurança particular também atuarão no evento.

Dicas de segurança

Como o evento atrai um público expressivo é importante que a população fique atenta a algumas recomendações básicas que podem prevenir possíveis transtornos. O Comandante do 12º. Batalhão da PM, em Linhares, Evandro Teodoro de Oliveira dá algumas dicas importantes, confira:

Para evitar furtos e roubos, é importante que as pessoas não deixem o local da festa sozinha e evitem carregar altas quantias em dinheiro e objetos de valor. Procurar não estacionar em locais distantes e escuros;

Para os condutores de veículos, atenção e respeito às placas e normas de trânsito e, também, não combinar bebida alcoólica com direção e manter a documentação do veículo em dia;

O efetivo militar estará no Parque de Exposições e nas ruas para garantir a segurança durante e após o evento, mas é importante que os participantes também colaborem com o trabalho da Polícia Militar;

Caso o cidadão presencie algum tipo de violência ou se for vítima de furto/roubo ou violência, nunca reaja, procure um policial militar mais próximo ou ligue para o telefone 190.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA