Internos do Centro de Detenção de Linhares participam de sessões de acupuntura e shiatsu

As sessões também foram estendidas a parte dos servidores do CDRL.

Internos do Centro de Detenção de Linhares participam de sessões de acupuntura e shiatsu

Cinquenta internos do Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares (CDRL) e parte dos servidores que atuam na unidade estão participando de sessões de acupuntura e shiatsu.

As sessões são realizadas por um inspetor penitenciário que é fisioterapeuta e especialista em técnicas chinesas. Como o servidor atua voluntariamente, a iniciativa não gera custos aos cofres públicos. O shiatsu é um tipo de massagem terapêutica. Já a acupuntura usa agulhas, ventosas e eletroestimulação. As terapias visam a estimular pontos específicos do corpo e promover o relaxamento da musculatura, melhorar o autocontrole e reduzir a ansiedade.

As terapias estão sendo usadas na unidade prisional há cinco meses e o trabalho é realizado em parceria com os setores de enfermagem e psicologia da unidade. Além dos internos, servidores da unidade também são atendidos. As sessões de shiatsu e acupuntura ocorrem uma vez por semana e os efeitos já são visíveis. "Muitos tinham dificuldade para dormir e, depois das sessões, estão dormindo melhor. Além disso, estão mais relaxados", afirma Tierney José Boa Morte.

Segundo o diretor da unidade, Vinícius Narcizo, os profissionais que acompanham os internos também notaram mudanças positivas. "Os internos apresentaram uma melhora no comportamento. Estão mais tranquilos. Alguns, que faziam uso de medicamento controlado, seja para insônia, ansiedade ou abstinência de álcool e drogas, já não usam mais. Essa iniciativa está promovendo a melhoria na saúde e no comportamento dos internos", conclui.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Justiça





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA