Detentos iniciam greve de fome e reclamam da falta de itens de higiene; Sejus desmente rebelião.Veja Video

Familiares se reuniram na frente do presídio na manhã desta terça-feira (18) para denunciar agressões e uso excessivo de spray de pimenta.

Detentos iniciam greve de fome e reclamam da falta de itens de higiene; Sejus desmente rebelião.Veja Video
Os detentos que cumprem pena Penitenciária Regional de Linhares, no bairro Jardim Laguna, iniciaram na manhã desta terça-feira (18) uma greve de fome. O protesto, de acordo com os familiares, é para chamar a atenção da Secretaria Estadual de Justiça para a falta de itens básicos na penitenciária como creme dental, chinelos e até comida "azeda” que estaria sendo servida nas refeições. O protesto iniciado hoje foi comunicado pelos presos durante a visita do fim de semana.

A. S. mora no bairro Interlagos, e está com o esposo cumprindo pena há 10 meses, e confirmou que os itens básicos de higiene pessoal dos detentos não estão sendo entregues. De acordo com ela, outra reclamação dos presidiários é o tempo de 15 minutos para as visitas regulamentares. "São 15 minutos e ainda temos que enfrentar o problema dos interfones quebrados”, ressaltou.

A falta de materiais de higiene também é a reclamação de A. G. D. que está com o esposo cumprindo pena há seis meses. Na última visita, A. conta que levou cinco aparelhos de barbear, cinco tubos de cremes dentais e duas peças íntimas. "Nenhum produto de higiene chegou para ele, apenas as duas cuecas”, contou.

Um homem que preferiu não se identificar confirma as reclamações da A. e da A. e ainda faz denúncias graves no atendimento aos detentos do Presídio de Linhares. Ele conta que os agentes penitenciários agridem os presos e fazem o uso excessivo do spray de pimenta. "Além disso, os detentos estão recebendo comida azeda durante as refeições”, disse.

Sejus se manifesta

O Site de Linhares entrou em contato com a Secretaria de Estado da Justiça, a Sejus, que por meio de Nota informou que não há registro de rebelião na Penitenciária Regional de Linhares (PRL) e que na manhã desta terça-feira (18) um grupo de servidores iniciou uma revista geral na unidade prisional, que está funcionando sem alterações. 

De acordo ainda com a Sejus, as visitas de familiares previstas para esta terça-feira estão acontecendo normalmente e acrescentou que o processo de licitação de alguns itens que compõem o kit de higiene dos presos sofreu um atraso mas a expectativa é de que os itens sejam entregues nas próximas semanas.

"Informamos ainda que o governo do Estado e a Secretaria de Estado da Justiça não toleram nenhum tipo de violência nas unidades prisionais e qualquer caso deve ser denunciado à Corregedoria da Sejus, que investigará com rigor todas as denúncias”, finalizou a Nota.
 
As fotos são do Site de Linhares.




COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA