Cai o diretor do Iases depois da morte de adolescente em Linhares

Cai o diretor do Iases depois da morte de adolescente em Linhares

Cai o diretor do Iases depois da morte de adolescente em Linhares

Com a morte Leonardo de Jesus das Virgens, na Unidade de Internação Norte do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Estado (Iases), nesta semana, não responde mais pelo órgão o delegado de polícia Leandro Piquet, que estava no cargo desde janeiro deste ano. Ainda não é oficial mas a assistente social Ana Petronetto deverá assumir a direção. Ela foi secretária de Assistência Social da Prefeitura de Vitória, quando da administração do prefeito João Coser.

 

 

 

Com a morte do adolescente Leandro, os agentes de socioeducação reclamavam que o número de funcionários era insuficiente para controlar os internos. Em 12 de março deste ano, segundo informações chegadas ao Site de Linhares, funcionários da ACADES resolveram fazer uma paralisação por falta de pagamento. Desta forma, nenhum educador entrou na unidade para ministrar as aulas. Os internos souberam do movimento e, não satisfeitos, começaram uma rebelião e quebra quebra.

No momento em que o interno foi retirado da quadra e levado para o banheiro, onde foi espancado, só havia um agente no local, já que o contrato dos outros agentes em designação temporária havia expirado. Ele foi socorrido e encaminhado para o HGL mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

 

O presidente do Sindicato dos Servidores do Sistema Socioeducativo (Sinases), Bruno Menelli Dalpiero, disse que os agentes estão fazendo revezamento para garantir a segurança nas unidades, mas, por conta do término dos contratos, em alguns dias, o número de agentes é bastante reduzido, pondo em risco a vida dos internos e dos funcionários. 

  

De acordo com Lindomar José Gomes, que dirigia a autarquia antes de Piquet, após diversas reuniões com os servidores, havia promessa de realização de concurso para preenchimento de pelo menos 700 vagas no Iases. 

 

 

 

 

 




COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA