Volta às aulas: Merenda escolar é distribuída às escolas de Linhares

Todas as unidades de ensino estarão abastecidas até o dia 5 de fevereiro, quando tem início o ano letivo de 2020.

Volta às aulas: Merenda escolar é distribuída às escolas de Linhares
Para garantir o acesso dos alunos a uma alimentação de qualidade, os itens que serão utilizados na produção da merenda nas escolas da Prefeitura de Linhares começaram a ser distribuídos nessa segunda-feira (27). Todas as unidades de ensino estarão abastecidas até o dia 5 de fevereiro, quando tem início o ano letivo de 2020.

A diretora de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação, Sandra De Carli Favalessa, informou que a Prefeitura de Linhares investe em constantes melhorias e adequações no cardápio para que as refeições servidas sejam saudáveis, equilibradas, saborosas e contenham todos os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento das crianças e jovens estudantes do município.

"Uma das prioridades da Prefeitura de Linhares é a qualidade na alimentação escolar, pois entendemos que para ter um bom desempenho escolar as crianças precisam estar bem nutridas. O objetivo do trabalho é oferecer uma merenda de qualidade e saudável para nossas crianças”, disse a diretora.
Os cardápios contam com uma grande variedade de ingredientes como: carne bovina, frango, filé de tilápia, carne suína, iogurte, hortaliças, frutas variadas, leguminosas e cereais. Os pais podem acompanhar a alimentação servida na escola por meio do cardápio que fica afixado na parede da escola.

Os cardápios são cuidadosamente elaborados e planejados pela equipe de nutricionistas. São utilizados gêneros alimentícios básicos, respeitando-se as referências nutricionais, os hábitos alimentares, a cultura e a tradição alimentar da localidade. Todo o trabalho de elaboração de cardápio é baseado nas Normas e Diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) que proíbe alimentos com baixo valor nutricional.

Mensalmente as escolas da zona urbana recebem os gêneros alimentícios não perecíveis, enquanto os produtos cárneos são distribuídos quinzenalmente e os produtos de hortifrutigranjeiros semanalmente, seguindo à risca o cardápio da semana. Na zona rural produtos cárneos e hortifrutigranjeiros são entregues quinzenalmente.

As quantidades distribuídas às instituições são determinadas a partir dos relatórios feitos pelos diretores e coordenadores que têm como base a quantidade de alunos matriculados, o estoque existente na escola e a realidade de cada bairro da cidade.

Agricultura Familiar

Alguns dos alimentos oferecidos nas escolas são produzidos por agricultores familiares de Linhares, como o file de tilápia, inhame dedo, abóbora, aipim, banana da terra, banana prata, batata doce, cebolinha, couve, feijão carioca, limão taiti, pepino, salsa, mamão, goiaba e colorau.

Só permanecem nos cardápios as preparações que recebem pelo menos 85-90% de aprovação dos alunos – conforme resolução nº 26/2013 do FNDE, dispensando-se as preparações que sejam constituídas, em sua maioria, por frutas ou hortaliças.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA