Vigilância Sanitária de Sooretama recolhe 70 quilos de alimentos impróprios de restaurantes

Todos os alimentos recolhidos foram incinerados; produtos estavam em seis estabelecimentos da cidade.

Vigilância Sanitária de Sooretama recolhe 70 quilos de alimentos impróprios de restaurantes
A Vigilância Sanitária de Sooretama apreendeu aproximadamente 70 quilos de alimentos considerados impróprios para o consumo de seis restaurantes da cidade. Alguns dos produtos já estavam com o prazo de validade vencido. A outra parte imprópria era comida armazenada junto com alimentos crus ou em processo irregular de descongelamento. Todos os produtos foram incinerados ao final da fiscalização. Os nomes dos estabelecimentos não foram divulgados pelo órgão.

De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária da cidade, Wilter Loureiro, o trabalho preventivo será acentuado e, se o estabelecimento insistir nas práticas inadequadas, será interditado. "Os trabalhos serão intensificados e, caso haja reincidência, poderá haver fechamento do comércio”, reforçou. 

A fiscalização, que teve caráter preventivo e educativo, a equipe fiscaliza as formas corretas de manipulação e orienta proprietários e funcionários sobre as boas práticas de alimentação. A Vigilância também faz recomendações sobre as condições higiênicas dos ambientes, para garantir a saúde da população.

O órgão municipal, responsável pelo controle sanitário de produtos e serviços, alertou, ainda, aos donos de restaurantes que os alimentos crus não podem ser armazenados junto com sobras de comida. "Os restos devem ser descartados na hora. As carnes devem ser retiradas do congelador e ser descongeladas na geladeira, para evitar o risco de contaminação por bactérias”, destaca Wilter.

De acordo ainda com ele, as pessoas que manipulam os alimentos precisam estar sempre vestidas com uniforme de cor clara, composto de calça de algodão e elástico, camisa, avental, touca e bota de borracha. O ambiente deve conter lixeiras com tampa e pedal para evitar, assim, contato manual com o recipiente.

As fotos são da Vigilância Sanitária de Sooretama.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA