Vida Saudável: conheça os benefícios das frutas da estação. Uma nutricionista explica o poder delas

A importância de optar pelas frutas que estão na época é que elas estão “transbordando” de nutrientes.

Vida Saudável: conheça os benefícios das frutas da estação. Uma nutricionista explica o poder delas

Se você pensa que a primavera é a estação apenas das flores, então é hora de aproveitar melhor a época e as frutas da temporada. Amora, acerola, mexerica, abacaxi... É só escolher aquela que você mais gosta e se deliciar. A importância de optar pelas frutas que estão na época é que elas estão "transbordando” de nutrientes, como explica a nutricionista Olívia Galvão de Podestá, do Centro Capixaba de Oncologia.

"A recomendação dos nutricionistas é sempre procurar as frutas da estação, pois elas estarão no ápice do seu valor nutricional. A concentração de nutrientes é muito maior, pois você não força o amadurecimento da fruta”. A nutricionista explica que as frutas apresentam alguns nutrientes curingas, que são encontrados em várias delas e que blindam a nossa saúde. "Esse é o caso da vitamina C. Toda fruta que for rica em vitamina C protege o sistema imunológico. Deixa o organismo livre de alguns vírus, como a gripe”, exemplifica.

Mas Olívia esclarece que as frutas não devem ser vistas separadamente, como uma forma de evitar alguns males específicos. "É como um conjunto de benefícios, na verdade. As frutas devem ser vistas como um todo. Quanto mais variedade no seu cardápio, melhor para a saúde, pois aumenta a quantidade de nutrientes”, explica.

Mas é preciso fazer um alerta. Apesar de serem suculentas e relativamente baratas, as frutas são consumidas em menor quantidade do que deveriam, ressalta a nutricionista. "O ideal é que sejam consumidas pelo menos 4 frutas diferentes por dia. Quase ninguém faz isso, apesar de ser barato”.

Escolha sua predileta da temporada

Jabuticaba

Rica em antioxidantes e antocianina (mais ainda na casca), que previne o surgimento de doenças cardiovasculares. Ela também possui vitamina B3, cálcio, fósforo, magnésio e potássio.

Amora

Rica em fósforo, cálcio, potássio e vitaminas A, B e C. A amora preta contém pectina em abundância, uma fibra solúvel que ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue. Também é recomendada para prevenir, gota e artrite. Também possui antocianina, substância que previne doenças cardiovasculares.

Abacaxi

Possui vitaminas A e C, e é rico em manganês. O manganês é um importante antioxidante e protege o organismo. Além disso, a vitamina A ajuda na saúde da visão.

Acerola

Cada unidade da fruta já traz a quantidade de vitamina C diária recomendada. Além disso, a acerola também possui vitamina A e é fonte de potássio.

Mexerica

É a mais rica em vitamina A do que qualquer outra fruta cítrica. O que é excelente para as vistas. Também contém alto teor de vitamina C, complexo B e de bioflavonoides.

Maracujá

Fonte de vitaminas A, C e do complexo B. Apresenta sais minerais, como ferro, sódio, cálcio e fósforo. Esses sais são interessantes para repor tudo o que é perdido. Ou seja, o maracujá auxilia na reposição dos nutrientes perdidos nas atividades físicas.

Melão

Rico em vitaminas A, C e do complexo B, cálcio, magnésio, potássio, fósforo e betacaroteno. Ajuda na desintoxicação alimentar, males dos rins, tem ação hidratante e também auxilia no controle da obesidade.

Caju

Mais conhecido pelas castanhas, a fruta oferece boas doses de vitamina A, C e fósforo. O fósforo é bom para quem pratica exercícios físicos frequentes, pois ajuda diretamente na contração muscular.

Kiwi

Uma ótima fonte de Vitamina C, E, B6, niacina, potássio, magnésio, cobre, fosfato e fibras dietéticas. Uma só fruta já tem poder anti-inflamatório, antioxidante, anticancerígeno e também laxativo.

Laranja

Além da famosa vitamina C, a laranja também oferece ácido fólico, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro. Contém fibras, pectina e flavonoides, que também aumentam o seu valor nutritivo.

Fonte Vila Fruti e nutricionista Olívia Galvão de Podestá





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA