Vice-governadora, secretários de Saúde do ES e Linhares visitam HGL para falar sobre estadualização

Atualmente, a estadualização está na fase de transição, mas, legalmente o HGL já é de responsabilidade do Governo do Estado, uma vez que o processo de estadualização foi aprovado pela Câmara Municipal de Linhares no dia 24 de setembro do ano passado.

Vice-governadora, secretários de Saúde do ES e Linhares visitam HGL para falar sobre estadualização
A estadualização do Hospital Geral de Linhares (HGL) foi a pauta de uma visita oficial da Vice-governadora do Espírito Santo, Jacqueline Moraes e do secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, à unidade hospitalar na manhã desta sexta-feira (13). Eles foram recebidos pelo secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meireles, e pela subsecretária Sônia Dalmolin de Souza. A visita contou ainda com a presença do deputado estadual Marcos Garcia e do vereador Tobias Cometti, além da diretora-geral, do diretor clínico do HGL, Bernadeth Braz e Frank Menelli, e da coordenadora geral de Enfermagem, Débora Moreira de Barros Tesch.

Atualmente, a estadualização está na fase de transição, mas, legalmente o HGL já é de responsabilidade do Governo do Estado, uma vez que o processo de estadualização foi aprovado pela Câmara Municipal de Linhares no dia 24 de setembro do ano passado. Mesmo em Transição, a Prefeitura de Linhares recentemente reformou o centro cirúrgico e a enfermaria cirúrgia, realiza obras de reforma em todas as alas do hospital, e adquire equipamentos e novos móveis.

A estadualização dará condições ao HGL em utilizar todo seu potencial, disponibilizar mais especialidades e ampliar o número de leitos dos atuais 90 para 152, além de se tornar um dos principais serviços de urgência e emergência da região nas áreas de traumato-ortopedia, clínica médica e cirurgia geral, além de duplicar a oferta de leitos intensivos adultos.

Para o secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meireles, há um ano o Município dialoga com o Governo do Estado sobre o processo de estadualização, e neste tempo continua realizando investimentos para garantir atendimento aos pacientes. Em média, por dia, o HGL atende a cerca de 700 pacientes.

Saulo reforça que, com a estadualização, o HGL passará a atender as especialidades de Média e Alta Complexidade e o município vai concentrar seus investimentos apenas com a atenção básica de saúde, garantindo um atendimento mais humanizado a população de Linhares.

"Com a estadualização será possível regionalizar o atendimento à saúde, oferecendo o serviço mais próximo do cidadão, desafogando os serviços da Região Metropolitana e reduzindo o deslocamento de pacientes para a Grande Vitória. Será possível, ainda, ampliar a oferta de leitos e otimizar seu parque de diagnóstico para atender demandas externas do município e região", destacou o secretário.

Para o prefeito de Linhares, Guerino Zanon, a estadualização do HGL é um avanço histórico na saúde pública do Espírito Santo e integra o processo de reestruturação da gestão em saúde do Município na organização do fluxo de atendimento que vai possibilitar fortalecer os investimentos em Atenção Básica em Saúde, por meio das 34 unidades que integram a rede de saúde de Linhares além dos demais órgãos que prestam serviços aos cidadãos, além da Unidade de Pronto-atendimento 24 horas (UPA), que deverá ser entregue em breve.

"Com a estadualização do HGL toda a população de Linhares e da região norte do Espírito Santo terão mais qualidade e eficiência nos serviços e nos atendimentos. A mudança de gestão do HGL vai possibilitar ao Município fortalecer a Atenção Básica, os Programas de Promoção a Saúde e os serviços de referência na rede ambulatorial especializada como a Unidade Sanitária de Linhares (USL), Centro de Atenção Psicossocial e Centro de Fisioterapia”, destaca.  

HGL

O Hospital Geral de Linhares é um hospital próprio sob a administração da Secretaria Municipal de Saúde de Linhares, possui 90 leitos, pronto-socorro 24 horas, que realiza média de 20 mil atendimentos/mês, 250 mil atendimentos/ano. 

O custeio do hospital demanda gastos de quase R$ 40 milhões por ano, sendo que R$ 28 milhões são com recursos próprios da Prefeitura de Linhares.

Linhares

O município de Linhares é um dos principais polos de saúde do Norte do Espírito Santo. Sua população atual é de aproximadamente 171 mil habitantes.

É referência para a maioria dos 32 municípios que compõem as Regiões Central e Norte de saúde (mais de 1 milhão de habitantes), nas áreas de urgência e emergência, atenção materno-infantil de risco habitual, cirurgia cardiovascular e trauma/ortopedia, terapia renal substitutiva, oncologia e consultas especializadas. Conta com leitos de terapia intensiva e adulto.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA