Vacinação contra a gripe até sexta (26) em 33 unidades de saúde; Linhares ainda não atingiu meta

O objetivo da secretaria é imunizar 29.569 pessoas o que na estatística equivale a meta de 90% até sexta-feira (26)

Vacinação contra a gripe até sexta (26) em 33 unidades de saúde; Linhares ainda não atingiu meta
De acordo com o balanço semanal da Secretaria Municipal de Saúde alinhada a campanha nacional de vacinação contra a gripe, 18.316 pessoas já foram imunizadas em Linhares o que representa uma cobertura vacinal de 62%. O objetivo da secretaria é imunizar 29.569 pessoas o que na estatística equivale a meta de 90% até a próxima sexta-feira (26) quando a campanha contra a Gripe Influenza será encerrada. Todas as 33 unidades da sede e interior de Linhares possuem doses da vacina.

Dentre o grupo prioritário indicado pelo Ministério da Saúde os idosos foram os que mais aderiram a campanha no município: 9.721 receberam a dose da vacina enquanto as gestantes foram as que menos procuraram as unidades de saúde - 935. O grupo prioritário é formado por gestantes, puérperas (mulheres que tiveram bebês há, no máximo, 45 dias), trabalhadores de saúde, pessoas portadoras de doenças crônicas (como diabetes e renais crônicos), idosos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a menores de 5 anos e professores das escolas públicas e privadas.

De acordo com a superintendente da Vigilância em Saúde da Prefeitura de Linhares, Doris Schimidt Corona, após o prazo final não será possível garantir que haverá vacina nas unidades de Linhares, uma vez que o Ministério da Saúde poderá recolhê-las para atender a demanda de outras localidades. "É preciso procurar o atendimento e se vacinar agora. A população deve se imunizar dentro do prazo", lembrou Dóris.

Comprovação

Trabalhadores de saúde e professores precisarão comprovar sua condição. Os primeiros podem apresentar crachá, contracheque ou declaração da instituição com documento com foto. Já os professores precisam apresentar declaração da instituição de que é professor ativo em sala de aula e documento com foto. Pessoas portadoras de doenças crônicas e não transmissíveis também são contempladas, mas precisam apresentar prescrição médica de indicação da vacina (confira os critérios clínicos).

Gestantes devem apresentar cartão pré-natal ou exame comprobatório da gravidez. Para as pessoas com mais de 60 anos, basta documento com foto, enquanto crianças de 6 meses a 5 anos devem ir com cartão de vacinação. Mães no pós-parto devem levar certidão de nascimento da criança e documento com foto.

Onde encontrar a vacina contra a Influenza (gripe):
Todas as 33 unidades de saúde de Linhares, sede e interior, estão preparadas e disponíveis para vacinar as pessoas do grupo prioritário.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA