Urgente: alunas de escola municipal dão entrada no HGL com supostas reações à vacina contra HPV

As estudantes receberam a dose da vacina na manhã desta quarta-feira (10) e foram levadas ao HGl pela ambulância da Prefeitura.

Urgente: alunas de escola municipal dão entrada no HGL com supostas reações à vacina contra HPV
Cinco adolescentes entre 11 e 13 anos deram entrada nesta quarta-feira (10) no Hospital Geral de Linhares com supostas reações da vacina contra o HPV. O Site de Linhares chegou a esta informação após uma denúncia via celular do site. 

A informação foi confirmada por funcionários do Hospital. Nossa equipe de reportagem está no local e voltará com informações atualizadas. A mãe de uma das estudantes, Raquel Rodrigues, disse a nossa reportagem que a filha B., de 14 anos, tomou a dose da vacina por volta das 10h40min, e desmaiou minutos depois. 

O Site de Linhares procurou a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Linhares que se manifestou (ver abaixo).

Vacinação em Linhares

Meninas de 11 a 13 anos começaram a receber a segunda dose da vacina contra o papiloma vírus humano (HPV) nas escolas da rede municipal e Unidades de Saúde de todo o município. Na primeira etapa, 3843 meninas foram vacinadas. O número representa 101,13% do público-alvo estipulado pelo Governo do Estado. 
 
O que diz a Prefeitura
 
As adolescentes estão sendo acompanhadas pela equipe médica do Hospital Geral e passam bem. As reações não são comuns, mas já foram registradas em outros municípios brasileiros. Os médicos atribuem a reação, principalmente, ao estado psicológico das pacientes.
 
A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que na primeira etapa, 3843 meninas de 11 a 13 anos foram vacinadas. O número representa 101,13% do público-alvo estipulado pelo Governo do Estado. A secretaria alerta que a vacina é importante porque protege contra quatro subtipos do HPV (6, 11, 16 e 18). Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo de útero, enquanto os subtipos 6 e 11 respondem por 90% das verrugas anogenitais. 

Estimativas da Organização Mundial da Saúde indicam que 290 milhões de mulheres em todo o mundo estão infectadas, sendo 32% delas pelos subtipos 16 e 18. Em relação ao câncer de colo de útero, estudos apontam que 270 mil mulheres no mundo vivem com a doença. No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 15 mil novos casos este ano. 






COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA