Unidades de Saúde de Linhares começam informatização de prontuários

O prazo para que todas as Unidades recebam o sistema é até o mês de junho 2020.

Unidades de Saúde de Linhares começam informatização de prontuários
Agilizar o acesso à documentação clínica completa de um paciente durante os processos de prevenção e atenção à saúde, onde quer que o paciente esteja sendo atendido. Com esta, e outras finalidades, as unidades básicas de saúde de Linhares começaram a receber nesta semana a implantação do processo de informatização da rede municipal de saúde. A implantação ocorre após o cadastro dos pacientes referenciados nas 34 unidades de saúde do Município e a primeira unidade a receber o sistema é a Unidade de Saúde (US) do Caic, no bairro Interlagos. O prazo para que todas as Unidades recebam o sistema é até o mês de junho 2020.

A implantação do sistema representa a modernização da gestão municipal da saúde através da informatização dos registros dos atendimentos realizados com os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio do prontuário eletrônico do paciente, por meio de agendamentos, pela utilização da farmácia municipal, almoxarifados, vigilância em saúde e outros serviços que englobam a rede pública de saúde municipal.

O secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meireles, afirma que o sistema vai mudar o cenário da gestão da saúde municipal e explica quais os benefícios que serão gerados com a implantação do sistema. "A informatização das unidades de saúde vai ao encontro da diretriz de inovação e velocidade no atendimento ao paciente proposta pelo município. O avanço vem pra mudar o cenário no que tange à gestão da saúde municipal, onde há a identificação da informação a tempo, possibilitando a tomada de medidas de gestão muito mais assertivas, respeitando as peculiaridades e características de cada bairro e distrito do município”, assegura.

A possibilidade do prontuário ser acessado em qualquer unidade da Rede Municipal pelo profissional de saúde especializado proporcionará um atendimento mais qualificado aos usuários, "uma vez que o histórico dos pacientes não ficará mais armazenado em um armário dentro de sua unidade de saúde, e sim disponível para a equipe médica em tempo”, destaca Saulo.

"É um grande projeto e que desde o início desta gestão, em 2017, já buscávamos implantar em Linhares. Estamos informatizando o prontuário ou todo o histórico dos pacientes que são atendidos na nossa rede. Nos postos existem pilhas de papel, pastas lotadas, porém, agora um único sistema vai concentrar todas estas informações onde serão registrados todas as ocorrência, exames, prescrição médica, todo atendimento que a pessoa receber numa unidade municipal de saúde”, disse o prefeito de Linhares, Guerino Zanon, que revelou ainda que a agenda médica também será digitalizada, permitindo assim, maior agilidade no atendimento com informações em tempo real.
 
Eficiência, economia e responsabilidade ambiental nos processos

O processo de agendamento de consultas informatizado vai ofertar ao usuário e aos servidores das unidades, um rápido acesso do andamento dos pedidos de consulta. Fichas de vacinas e exames médicos, por exemplo, constarão digitalmente no prontuário do paciente proporcionando ganho em eficiência ao sistema público, já que às vezes há a necessidade de pedir segundas vias de exames ou até novos exames pela não localização dos mesmos. Também será disponibilizada uma receita médica digital.

A implantação do sistema também visa a implementação de iniciativas de responsabilidade ambiental e economicidade no âmbito dos serviços prestados pela administração pública municipal.

"O sistema vai reduzir o consumo de papel, além de promover a praticidade e a busca de maneira inteligente das informações em saúde, que por consequência vai possibilitar uma outra condição no que tange ao conhecimento sobre a saúde local”, completa o secretário de Saúde, Saulo Rodrigues Meireles.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA