Unidades de Saúde da Prefeitura orientam mulheres a fazer exames de HPV em laboratório particular

Há informações sobre o não pagamento ao laboratório responsável, mas, a Prefeitura nega e garante que não houve suspensão de exames em nenhuma unidade – nem da sede e nem do interior.

Unidades de Saúde da Prefeitura orientam mulheres a fazer exames de HPV em laboratório particular
O mês é do Outubro Rosa. Mas, as unidades de saúde da Prefeitura de Linhares da sede e interior de Linhares parecem que estão no "vermelho” quando o assunto é o exame de Papanicolau ou Citologia Oncótica – aquele que detecta a incidência de lesões no colo uterino e, até mesmo, as relacionadas ao papilomavírus humano (HPV), em mulheres sexualmente ativas ou não. Muitas mulheres que residem nos bairros Shell, Interlagos, Lagoa do Meio e Novo Horizonte garantem estão deixando de realizar o exame porque a informação nas unidades é uma só: a Prefeitura não pagou o laboratório responsável pelo recolhimento das amostras para análise e tudo foi suspenso. O laboratório responsável pelo serviço tem sede em Santa Maria de Jetibá, região Serrana do Espírito Santo.

Uma paciente que preferiu não ser identificada disse que na tarde de segunda-feira (20) esteve na Unidade de Saúde do bairro Interlagos para realizar o exame, e foi orientada a recorrer a um laboratório particular por uma das funcionárias da Unidade. O valor do exame custa em torno de R$ 20,00, mas, deveria ser garantido gratuitamente pela Prefeitura de Linhares. "Eu fiquei revoltada e a funcionária disse que infelizmente não poderia fazer nada. Disse que a Prefeitura não pagou o laboratório”, conta.

Segundo funcionárias das Unidades de Saúde "Catarina Romanha Lorenzutti”, no bairro Shell, e "Joel Coelho Ferrari”, no bairro Interlagos, há pouco mais de um mês, o funcionário do laboratório, designado a vir a Linhares, teria comparecido para o recolhimento das amostras, porém, não tem retornado com os resultados dos exames. Ainda, conforme uma funcionária da Unidade de Saúde "Joel Coelho Ferrari”, a US é ponto de referência para o recolhimento do material – seis unidades de saúde levam as amostras àquela unidade para serem recolhidas pelo laboratório.

Desde então, muitas informações desencontradas foram repassadas às pacientes: desde a "máquina” de fazer preventivo estar quebrada, até o laboratório ter rescindido contrato com o município por falta de pagamento. Em alguns postos de saúde, como o do bairro Shell, não há nenhuma placa indicando a real situação às pacientes que, para marcar uma consulta, têm de chegar à unidade de saúde na madrugada de uma sexta-feira, para ser atendida pela especialista na segunda ou terça-feira. 

Nessa terça-feira, por exemplo, algumas pacientes foram orientadas a colher o preventivo na unidade e levá-lo a um laboratório particular do Centro, para que o resultado saísse em tempo hábil. Uma funcionária da US do bairro Shell até lamentou o fato. "É triste ver essa situação. Fomos pegas de surpresa e não temos o que dizer ao certo às pacientes, pois não temos uma posição nem do laboratório, nem da Secretaria de Saúde. Decoramos a unidade com tanto carinho [para a campanha "Outubro Rosa”] para, então, não termos o que comemorar”, disse a funcionária que não quis se identificar por motivo de represália.


O que diz a Prefeitura

O Site de Linhares entrou em contato com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Linhares para saber sobre a possível suspensão dos exames e a resposta foi a seguinte: "a Secretaria Municipal de Saúde informou que não há suspensão de exames”, e não citou o atraso na entrega de resultados. Porém ao jornal Correio do Estado que publicou matéria sobre o mesmo assunto na edição desta quinta-feira (23), a Secretaria Municipal de Saúde informou que o laboratório foi identificado e comunicado sobre a situação, e que houve atraso na entrega dos resultados por parte dele. 

Ainda, conforme a secretaria, a situação já está sendo resolvida, porém, não deu um prazo para que o atendimento volte à normalidade definitivamente. Tentamos contato com o responsável pelo laboratório, mas não obtivemos retorno.

Sobre o fato de o laboratório ser de outro município, a Secretaria de Saúde alegou que, no regime de licitação, vencem o contrato os laboratórios que cobrarem o menor valor por exame, independente de sua localização geográfica. 

Fonte: Correio do Estado





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA