Uma pequena grande chef de cozinha de Linhares que faz sucesso em Sampa: Anajulia Tessarolo Maciel

Depois de concluir o Mestrado em Paris, ela fixou residência em São Paulo onde trabalha num dos melhores restaurantes do Brasil

Uma pequena grande chef de cozinha de Linhares que faz sucesso em Sampa: Anajulia Tessarolo Maciel
Inquieta, curiosa e criativa, Anajulia Tessarolo Maciel vive a gastronomia em tempo integral. Para ela, viajar em busca de ingredientes e das origens de receitas é parte importante do trabalho autoral que lhe garante o posto na nova geração de chefs talentosos. E o melhor: ela é linharense – filha de Maria Rita e Ralph Tadeu Rorigues Maciel e irmã de Raphaela Tessarolo Maciel. Bom, a família para ela é base de tudo! E a própria faz questão de declarar: "sempre tive muito apoio da minha família. Sempre foi minha base em tudo e em todas as minhas decisões. Sempre fizeram e fazem de tudo para me veem realizada em tudo”.

Aos 24 anos, Anajulia encontrou na gastronomia a sua redenção. Numa escala de felicidade de 0 a 10, ela  está no 10.  "A gastronomia me mostrou que eu realmente posso fazer as coisas acontecerem e ser realizada profissional e pessoalmente”. Formada pela Universidade de Vila Velha, a linharense possui Mestrado na maior escola de culinária do mundo, a Le Cordon Bleu, em Paris. "A Le Cordon Bleu é um sonho para todos os gastrônomos. Eu fui com um projeto de fazer o curso da parte quente (cozinha), mas, consegui concluir os três módulos: básico, intermediário e o superior, em um ano”, explica a chef.

Hoje, Anajulia mora em São Paulo, onde trabalha num dos mais conceituados restaurantes do Brasil, o Mani. Antes, atuou na cozinha de um dos chefs mais respeitados do mundo, Alex Atalla – que comanda o renomado e um dos melhores redutos gastronômicos do mundo: o D.O.M. Atalla, inclusive, é a maior inspiração e a maior referência do segmento para a chef linharense.

Mas, antes de embarcar para Paris, Anajulia mostrou suas habilidades com as panelas, os utensílios, os ingredientes, aqui mesmo no Espírito Santo. Atuou nos melhores restaurantes capixabas: Mercador, Aleixo, Enseada e Oriundi. Mesmo com tanta experiência ela se recorda do primeiro prato que preparou: um filé a parmegiana. O prato não é tão requintado como so que Anajulia costuma preparar, mas, é aí, na simplicidade, que ela se realiza: "a culinária é a arte de cozinhar, é brincar com os ingredientes dos mais simples até os mais exóticos . E poder criar receitas de regiões diferentes”. 

"Não penso em voltar para Linhares. Mas nunca digo nunca”

Nas cozinhas de Paris, Vitória, ou São Paulo, onde a chef mora e trabalha atualmente a sensação de cozinhar é sempre a mesma. Cozinhar para Anajulia é algo que mexe com a a essência. "É um prazer enorme entrar na minha cozinha e começar a criar pratos diferentes, tocar nos alimento, ter um apego com cada um deles. Desde pequena ficava ajudando minha avó a fazer massas. Sempre tive o dom de ser uma cozinheira”, revela.

No momento, Anajulia descarta a possibilidade de retornar a Linhares, mas, é cautelosa em não dizer: nunca! Entre seus planos e sonhos está abrir o próprio restaurante. "Estou trabalhando para isto”, reforça. Ela não larga a doma – a indumentária utilizada pelos chefs de cozinha nem para preparar o prato que mais gosta e que tem nome complicado: Magret de Canard com risoto de grana padano e cogumelos trufados.

O Site de Linhares aproveitou a entrevista com a chef linharense para pedir uma receitinha básica, fácil e simples de preparar para receber amigos. Anajulia indicou uma bruschetta – uma espécie de torrada recheada com um vinagrete um pouco mais incrementado. 

Anote e bom apetite!

Receita: 
Ingredientes 
Rende : 12 porções  
3 tomates, sem sementes e picados
1 cebola, picada
1 dente de alho, picado
1/2 colher (chá) de manjericão seco
1/2 colher (chá) de orégano seco
1 pitada de sal
1 pitada de pimenta-do-reino moída
1 baguete
250 g de mussarela fresca, fatiada

Modo de preparo

Preparo:10mins  ›  Cozimento: 10mins  ›  Pronto em:20mins 
1.Em uma tigela pequena, misture o tomate, a cebola, o alho, o manjericão, o orégano, o sal e a pimenta. Misture bem, cubra e ponha na geladeira.
2.Preaqueça o forno a 190 ºC.
3.Corte a baguete em 12 fatias no sentido diagonal. Arrume as fatias de pão numa assadeira e leve-as ao forno por 5 minutos, ou até que estejam douradas. Abaixe a temperatura do forno para 125 ºC.
4.Passe a mesma quantidade da mistura de tomate em cada torrada. Cubra cada uma com uma fatia de mussarela. Ponha as fatias no tabuleiro e leve ao forno para que o queijo derreta e comece a escorrer sobreo tomate, cerca de 2 minutos. 





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA