Últimas Vagas: Cetec continua com matrículas abertas para cursos técnicos

Uma das novidades da escola técnica é o curso de Construção Naval. Novos alunos que atuam empresas conveniadas tem descontos e ex-alunos, também.

Últimas Vagas: Cetec continua com matrículas abertas para cursos técnicos
As inscrições para os cursos técnicos da Escola Técnica de Linhares (Cetec) continuam abertas na secretaria da instituição no centro de Linhares, próximo ao Hospital Rio Doce. Os cursos são: Mecânica, Enfermagem, Construção Naval, Química, Segurança do Trabalho e Eletrotécnica. As sulas começam na próxima segunda-feira, dia 02 de março. O telefone de informações é o 3151 8888.

Os documentos necessários para a matrícula são: 01 foto 3x4; RG, CPF e Título de Eleitor; histórico do ensino médio ou comprovante da escola que cursa o 3º.ano do ensino médio ou concluiu; comprovante de residência atualizado; certidão de nascimento ou casamento. 

Descontos

Os cursos são compostos de três módulos cada um, com disciplinas alinhadas às perspectivas e demandas de mercado, num total de 1.200 horas, distribuídas entre atividades teóricas e práticas. A duração dos cursos de construção naval e petróleo e gás é de até 1 ano e 8 meses.
 
Os ex-alunos do Cetec possuem descontos especiais e dispensa de disciplinas. Alunos novos que atuam em empresas conveniadas também têm desconto.

Construção Naval

O curso de Construção Naval do Cetec foi criado pensando nos empreendimentos previstos para o Espírito Santo no segmento da indústria naval, nos próximos três a cinco anos, e que demandarão investimentos da ordem de R$ 2,5 bilhões e vão gerar 19,5 mil postos de trabalho, sendo 8,5 mil no período das obras e 11 mil na operação.  

Só a Manabi, em Linhares, de acordo com o Diretor de Logística da empresa, Augusto Tannure, o projeto de engenharia do mineroduto está pronto e que em sua fase de construção deverá gerar 7 mil postos de trabalho - 1,5 mil na edificação do porto e 5,5 na do mineroduto.

Já quando estiver em operação, a Manabi deverá empregar 900 oportunidades diretas de emprego, sendo que 750 no porto e 150 no mineroduto, de acordo com Tannure. A Manabi já iniciou a análise dos projetos de empreiteiras interessadas na consolidação dos projetos.

Investimentos

Na visão do coordenador dos cursos da área industrial do Cetec, Cezar Francisco Bolonini, ao lançar o curso de Construção Naval, o Cetec contribui com o projeto estruturante e chave de partida para a formação do polo naval no Estado.

"Além de ser uma atividade com grande potencial para a geração de emprego terá importância fundamental na diversificação da economia local. O polo naval representará ainda a oportunidade de qualificação das pessoas que serão contratadas. A indústria naval, explica, tem grande sinergia com as cadeias já instaladas no Estado, como as de mineração, siderurgia e celulose, e, sobretudo, ao petróleo e gás”, explicou.

Sobre os cursos

Técnico em Construção Naval
Desenha estruturas e peças para embarcações. Avalia e orienta o uso dos materiais para a construção naval. Participa da supervisão, instalação e manutenção de equipamentos, sistemas e máquinas marítimas. Realiza inspeções, ensaios, testes e reparos em embarcações e seus componentes. Área de atuação: Estaleiros, oficinas de construção e reparação naval, empresas de vendas de produtos navais e Marinha Mercante.
 
Mais Cursos

De acordo com Cezar Bolonini, há outros cursos técnicos que atendem à demanda da área, mas não têm petróleo no nome. Entre esses cursos, o professor cita os de eletrotécnica, mecânica e química, que dá suporte a unidades de embarque e desembarque em plataformas de petróleo. 

"Não precisa necessariamente ser técnico em petróleo. Quem fizer técnico em mecânica ou química vai ter empregabilidade. Os editais da Petrobras costumam ter muitas vagas para estes cursos”, diz. 

Fotos: divulgação.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA