Tempestade tropical 'Iba' está em alto-mar, na altura de Linhares

Ventos apresentam intensidade de 83 km/h. Marinha e Instituto Nacional de Meteorologia emitiram alerta.

Tempestade tropical 'Iba' está em alto-mar, na altura de Linhares
A tempestade tropical "Iba", que se aproxima da costa do Espírito Santo e da Bahia, está em alto-mar, na altura de Linhares, nesta segunda-feira (25). A tempestade tropical é uma categoria antes do ciclone tropical, comumente chamado de furacão. O alerta foi feito pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE), em colaboração com o Centro de Hidrografia da Marinha (CHM – Marinha do Brasil) e com o Instituto Nacional de Meteorologia.

Às 9h desta segunda-feira, os ventos estavam a 83 km/h. A previsão é de atingir a costa nas próximas 12 horas. Os efeitos da tempestade poderão ser sentidas até a quarta-feira (27). "São esperados ventos fortes nas proximidades do litoral sul do estado da Bahia e do Espírito Santo, podendo atingir 87 km/h (47 nós) em alto-mar, no setor Leste do ciclone, e 61 km/h (33 nós) junto à costa, durante todo o período de atuação do ciclone", diz o alerta da Marinha.

As ondas podem chegar a 5 metros de altura no alto-mar e a ressaca pode atingir as cidades de Vitória, no Espírito Santo, e Caravelas, na Bahia, com ondas de até 2,5 metros.
 
Fonte: G1/ES.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA