Tem congo! Casaca e Tribo de Jah irão animar a Festa de Caboclo Bernardo, em Regência

Os festejos que celebram o herói linharense serão entre os dias 3 e 5 de junho na vila de pescadores.

Tem congo! Casaca e Tribo de Jah irão animar a Festa de Caboclo Bernardo, em Regência

A primeira semana de junho vai ser agitada na vila de Regência. Se você gosta de forró, dança e cultura, tem um encontro marcado com a tradicional festa do Caboclo Bernardo, que neste ano, acontece entre os dias 03 e 05 de junho. As bandas Tribo de Jah (03) e Casaca (04) são as atrações musicais da festa e vão comandar o arrasta-pé e fazer o povo levantar poeira.

Além disso, também no sábado (04) haverá a participação de atrações regionais que vão dar um brilho local à festa realizada pela Associação de Moradores de Regência (Amor). Ponto alto do evento, no domingo (05), o tradicional encontro das bandas de congo vai encher as ruas da bucólica vila de cores e sons de tambores, casacas e músicas com letras recheadas de histórias.

História

Nascido no ano de 1855, em Regência Augusta, Bernardo José dos Santos, o Caboclo Bernardo, aprendeu desde criança os segredos do rio e do mar, de onde tirava seu sustento como pescador e catraieiro. Exímio navegador, Bernardo entrou para a história no ano de 1887 após arriscar sua vida para salvar uma tripulação náufraga no Pontal do Rio Doce.

Era madrugada do dia 7 de setembro quando o navio Imperial Marinheiro chocou-se com bancos de areia localizados a 120 metros da praia. A população de Regência se mobilizou para tentar salvar a tripulação, mas pouco se podia fazer por conta do mar violento.

Foi quando, ao amanhecer do dia, Bernardo se dispôs a nadar até o navio levando uma corda por onde os tripulantes poderiam vir, um a um, pendurados até à praia. Dos 142 tripulantes, 128 conseguiram se salvar. Bernardo foi condecorado pela Princesa Isabel e recebeu uma medalha de ouro pelo ato de bravura. O herói morreu em 3 de junho de 1914.






COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA