Técnicos da União Europeia visitam Linhares e Sooretama para verificar qualidade do mamão exportado

Os técnicos europeus visitaram lavouras e packing-house em Sooretama e Linhares para verificar os procedimentos no processo de produção da fruta no campo e na pós-colheita nas empresas exportadoras.

Técnicos da União Europeia visitam Linhares e Sooretama para verificar qualidade do mamão exportado
A União Europeia é o principal mercado do mamão brasileiro correspondendo a cerca de 80% do comércio externo da fruta. E alinhado a este amplo mercado profissionais da Direção Geral de Saúde e dos Consumidores da União Europeia (DG-SANCO) estiveram em Linhares e Sooretama, na semana passada, para visitar as lavouras e as empresas exportadoras de mamão com o objetivo de avaliar a qualidade das frutas exportadas pelo Brasil. 

A ação faz parte de uma missão realizada pelo órgão internacional regularmente com o intuito de avaliar as condições de produção e comercialização dos produtos. Os técnicos europeus visitaram lavouras e packing-house em Sooretama e Linhares para verificar os procedimentos no processo de produção da fruta no campo e na pós-colheita nas empresas exportadoras. 

A auditoria, conduzida pelo DG-Sanco, é importante para a exportação brasileira pela relevância do órgão europeu no comércio internacional de produtos vegetais, que é responsável por verificar a procedência e qualidade de alimentos importados pela comunidade europeia e emitir uma notificação internacional caso haja a detecção de resíduos agrotóxicos que prejudicam a saúde dos consumidores.

A visita teve início com uma reunião com membros da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Papaya e técnicos do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (DIPOV) do Ministério da Agricultura, que acompanharam a missão. O engenheiro agrônomo do corpo técnico da Brapex, Geraldo Fereguetti, apresentou dados do segmento do mamão no país e nas principais regiões produtoras, certificações internacionais seguidas pelas empresas, análises realizadas e exigências do mercado que são atendidas pelos exportadores.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA