Serviços gratuitos de saúde na abertura da Feira Livre do Três Barras nesta quinta (14)

Estarão no local as equipes do programa de DST/Aids e do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional.

Serviços gratuitos de saúde na abertura da Feira Livre do Três Barras nesta quinta (14)
O início das atividades da nova feira livre do bairro Três Barras, nesta quinta (14), vai contar com atendimento em saúde do Núcleo de Atenção e Promoção a Saúde -NAPS.  As equipes do programa de DST/Aids e do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional - Sisvan estarão no local para realizar exames e orientar os moradores sobre prevenção à doenças. A feira começa às 12 horas. 

Entre os atendimentos de saúde estão teste de glicose, aferição de pressão, testes rápidos de HIV, Hepatite B e C e sífilis. Quem passar pela feira ainda vai poder realizar o teste de Índice de Massa Corporal -  IMC, que avalia o peso ideal da pessoa, e receber  orientação nutricional. "Com o resultado dos testes, caso haja necessidade, haverá encaminhamento para atendimento individualizado nos programas oferecidos pelo Naps, visando sempre a saúde e o bem ? estar", frisou o diretor do Naps, Itamar Francisco Teixeira.  

Sobre a Feira 

A cidade contará com mais esta feira livre do bairro Três Barras, com funcionamento sempre as quintas-feiras, das 12 horas às 18h30. O espaço é estruturado na Rua José Cândido Durão, em frente a Igreja Nova Aliança, onde foram demarcados espaços apropriados para os feirantes do município e também, como a instalação de banheiros no dia de funcionamento e limpeza após a realização da feira. Para o novo espaço, estão cadastrados 54 feirantes, em sua maioria agricultores familiares e durante este primeiro dia de atuação, a população contará com atendimento em saúde do Núcleo de Atenção e Promoção a Saúde - NAPS e apresentações culturais.

A ação faz parte do Programa de Modernização das Feiras Livres de Linhares, uma iniciativa que envolve as secretarias municipais de Agricultura, Saúde, Segurança Pública e Defesa Social e Obras, com apoio do Sebrae/ES, Sindicato Rural de Linhares, Idaf, Incaper e associações que representam os feirantes do município. A instalação do programa está em andamento desde o início da gestão e faz parte do Plano Agro desenvolvido pela secretaria de Agricultura, com objetivo de criar espaço apropriado para os comerciantes e consumidores das tradicionais feiras da cidade. "O Plano Agro é uma etapa importante do trabalho da atual gestão, em primeiro lugar, porque tem entre suas prioridades o fortalecimento da agricultura, um componente vital da economia e, como conseqüência, a geração de emprego e renda", afirma o secretário de Agricultura Franco Fiorot.

Cadastro e regulamentação

O Departamento de Fiscalização da Prefeitura de Linhares, funcionários das secretarias de Saúde, Agricultura e Segurança Pública, atuam constantemente na orientação de comerciantes que atuam na ilegalidade pelas ruas de Linhares, notificando e informando sobre as medidas de regularização como Microempreendedor Individual (MEI). Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (27) 3371-2120.




COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA