Sem dinheiro da Prefeitura, Rio Doce fecha maternidade de alto risco

As pacientes grávidas serão encaminhadas para o Hospital São José, em Colatina.

Sem dinheiro da Prefeitura, Rio Doce fecha maternidade de alto risco
Mais um capítulo triste para a saúde pública da cidade: a maternidade de alto risco do Hospital Rio Doce fechou as portas nesta segunda-feira (01) por falta de repasses de dinheiro da Prefeitura de Linhares. A informação foi confirmada pela direção da unidade hospitalar. Desde ontem as pacientes que dependem de atendimento no setor são encaminhadas para o Hospital São José, em Colatina – que é a unidade credenciada pelo Governo do Estado mais próxima de Linhares. 

A direção do Rio Doce esclareceu também que conseguiu manter o funcionamento da maternidade durante 2015 apenas com recursos próprios já que o convênio 001 firmado com a Secretaria Municipal de Saúde de atendimento de urgência e emergência contemplava a gestação de alto risco apenas durante o ano de 2014. Durante todo o mês de janeiro deste ano a maternidade também funcionou com dinheiro do próprio hospital.

"Apesar de todos os esforços para manter os serviços de urgência e emergência na maternidade de alto risco do Hospital Rio Doce com verbas próprias durante todo ano de 2015, a unidade hospitalar não conseguirá arcar com essas despesas em 2016, sem os custeios dessas atividades por parte do poder municipal”, reforçou uma Nota do hospital enviada ao Site de Linhares.
 
A maternidade do Hospital Rio Doce é responsável pelo nascimento de 3 mil bebês por ano de grávidas das cidades de Linhares, Rio Bananal e Sooretama. Com o fechamento da maternidade, o hospital Rio Doce continuara atendendo normalmente somente gravidez de risco habitual. "Vale ressaltar que é público e notório as dificuldades por que passam as entidades filantrópicas de todo país, e com o hospital Rio Doce não é diferente”, finalizou a Nota do Hospital.

Esta é a terceira vez que a maternidade do Hospital Rio Doce fecha na administração do prefeito Nozinho Corrêa (ex-PDT) e até o momento a Prefeitura de Linhares ainda não se manifestou sobre o fechamento do setor responsável pelo atendimento às grávidas de alto risco.

Verba para outros atendimentos até março

O convênio 001 firmado entre a Prefeitura de Linhares e o Hospital Rio Doce foi publicado no Diário Oficial do Espírito Santo desta segunda-feira (01) com repasse de R$ 2.130.000,00 (dois milhões cento e trinta mil reais) referentes aos atendimentos de urgência e emergência pelo prazo de três meses – de janeiro a março deste ano. Os recursos são do Fundo Municipal de Saúde. No convênio não constam os atendimentos às grávidas de alto risco.

A verba se diluída entre os três equivale a R$ 710 mensais para os atendimentos médicos e acomodações de urgência e emergência, em regime de plantões presenciais e sobreaviso nas seguintes especialidades: cirurgia geral, cirurgia ortopédica, anestesiologista, cirurgia vascular, cirurgia neurológica, ginecologia-obstetrícia (maternidade-centro cirúrgico) e pediatria (sala de parto).

O que diz a Prefeitura de Linhares

O Site de Linhares entrou em contato com a Prefeitura de Linhares que por meio de Nota disse que a verba para a maternidade de alto risco vinha do Governo Federal e que o hospital tinha que cumprir uma série de obrigações junto ao Governo Federal, o que segundo a Prefeitura, não foram cumpridas.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA