Sem apoio da Prefeitura e de indústria de bebidas, Arraiá da Gata está fora da agenda em 2015

Em reunião com a comunidade, representantes da Prefeitura e da Leão alegaram a crise financeira como motivo do não apoio à festa.

Sem apoio da Prefeitura e de indústria de bebidas, Arraiá da Gata está fora da agenda em 2015
Mais uma festa tradicional está fora da agenda de eventos de Linhares. Desta vez, é o Arraiá da Gata, celebração famosa que é realizada há 20 anos no bairro Santa Cruz e que tem o ex-vereador Baixim Macaqueiro como o principal idealizador. O motivo? A crise financeira. O arraiá seria realizado entre os dias 6 e 9 de agosto numa área aberta às margens da BR 101.

A crise foi a alegação da Prefeitura de Linhares durante uma reunião com a comunidade do bairro e região, e representantes da Leão Bebidas e Alimentos, para comunicar a decisão do não apoio à festa. Nesta mesma reunião, duas representantes da Leão também confirmam que sem o apoio da Prefeitura, não poderá bancar sozinha o evento. E também alegaram a crise financeira.

A notícia foi recebida como um balde de água fria pelo representante da comunidade Baixim Macaqueiro. Na opinião dele, se a decisão tivesse sido comunicada com antecedência a comunidade teria reunido forças e viabilizado a realização da festa, como sempre fez. Segundo Baixim, a decisão foi comunicada pelo próprio prefeito Nozinho Corrêa e pelo secretário de Gabinete, Welio Pompermayer, numa primeira reunião.

"A festa sempre foi realizada em cima de um caminhão. Vendemos muito bingo para pagar os custos do Arraiá da Gata que é realizado há 20 anos. Mas nos falar em cima da hora, fica difícil. Estou decepcionado e muito triste”, disse a reportagem do Site de Linhares. Nas duas reuniões com representantes da Prefeitura e da Leão Bebidas e Alimentos – a segunda contou com a participação dos barraqueiros -, Baixim sugeriu uma estrutura menor, mas, que a festa fosse mantida.

"Sugerimos uma festa menor, com um trio elétrico apenas. Mas, que a tradição fosse mantida. A comunidade ia ficar satisfeita e ia entender. É neste momento de crise que nós conhecemos quem são os verdadeiros parceiros, os verdadeiros amigos. Eu e a comunidade do Santa Cruz éramos felizes e não sabíamos”, disse o ex-vereador, que ainda possui esperanças, mesmo que remotas, de uma reviravolta na realização do evento. "Ainda temos esperanças”, finalizou.

O que diz a Prefeitura de Linhares

O Site de Linhares procurou a Prefeitura de Linhares que até o fechamento desta matéria não se manifestou sobre o assunto. Num último retorno da administração sobre a realização ou não de festas na cidade, como o Forró Pontal, a resposta da Assessoria de Comunicação foi que: "neste momento, a Prefeitura de Linhares não vai se posicionar sobre a promoção de eventos no Município”.

O que diz a Leão Bebidas e Alimentos

A Leão Bebidas e Alimentos confirmou que não apoiará a festa este ano e que vai investir os recursos que seriam investidos na festa em outras ações em benefício da comunidade. A empresa se manifestou por meio de Nota.

Disse que nos últimos anos, a Leão Alimentos e Bebidas vem sendo uma das apoiadoras do tradicional Arraiá da Gata em Linhares, ao lado de outros parceiros. Considerando o atual cenário de contração da economia brasileira, a empresa que é uma das apoiadoras, ficou impossibilitada de seguir com a sua cota de patrocínio ao evento. 

Diante deste contexto, a empresa, mantendo o seu compromisso, optou por direcionar os investimentos para a outros projetos em prol da comunidade linharense. É importante ressaltar ainda, que a Empresa vem mantendo um dialogo transparente com os organizadores do evento e a comunidade sobre o assunto.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA