Secretário de Saúde é recebido pelo prefeito Guerino e confirma estadualização do HGL para julho

Na ocasião, Fernandes também visitou a unidade hospitalar na companhia do secretário municipal de Saúde, Saulo Meirelles, da subsecretária, Sônia Dalmolin de Souza, e da diretora-geral do HGL, Maria Bernadeth Braz. Eles apresentaram o cronograma da estadualização para os funcionários do HGL.

Secretário de Saúde é recebido pelo prefeito Guerino e confirma estadualização do HGL para julho
O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, esteve na tarde dessa terça-feira (28), no gabinete do prefeito Guerino Zanon, para mais um encontro sobre a estadualização do Hospital Geral de Linhares (HGL), que de acordo com Nésio, vai acontecer no mês de julho deste ano.

Na ocasião, Fernandes também visitou a unidade hospitalar na companhia do secretário municipal de Saúde, Saulo Meirelles, da subsecretária, Sônia Dalmolin de Souza, e da diretora-geral do HGL, Maria Bernadeth Braz. Eles apresentaram o cronograma da estadualização para os funcionários do HGL. 

A visita, de acordo com secretário estadual de Saúde, também apresentou a reestruturação tanto da Atenção Primária, quanto a Urgência e Emergência e os desenhos dos complexos hospitalares, que são de responsabilidade do Governo do Espírito Santo. 

"O HGL é uma unidade hospitalar que nós estamos desenhando para que ele possa de fato ser estadualizado em julho deste ano. Estamos construindo um elemento técnico muito firme, muito preciso, do qual deverá ser o perfil dessa unidade hospitalar, de como essa unidade irá se conectar aos demais hospitais da região e de como vai se relacionar com a atenção básica e a rede pré-hospitalar de urgência e emergência”, explicou Nésio.

De acordo com o prefeito de Linhares, Guerino Zanon, a estadualização do Hospital Geral de Linhares (HGL) irá regionalizar o atendimento à saúde, oferecendo o serviço mais próximo do cidadão, desafogando os serviços da Região Metropolitana e reduzindo o deslocamento de pacientes para a Grande Vitória. 

"A estadualização vai propiciar uma qualidade de atendimento e qualidade de vida para as pessoas que não vão precisar se deslocar tanto para ter acesso ao serviço de saúde. O hospital irá se tornar um dos principais serviços de urgência e emergência da região nas áreas de traumato-ortopedia, clínica médica e cirurgia geral”, destacou o prefeito.

O secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meireles, destaca que o cronograma de estadualização segue dentro do programado.  "A fala do secretário em relação a isso, que já havia dito anteriormente, é que a previsão de estadualização do HGL seja para julho de 2020. Todos os encontros que tivemos, a programação do Estado é exatamente essa: durante o exercício de 2020 o HGL vai ser estadualizado”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, Saulo Meirelles.

"Há muito tempo temos almejado isso. A estadualização do hospital é um sonho, pois vai aumentar a resolutividade da assistência aos pacientes do SUS, e o atendimento às regiões vizinhas. O objetivo do Estado é centralizar os serviços e fazer com que os pacientes, que viajam para ser atendidos na Grande Vitória, sejam atendidos em Linhares. Estamos nessa luta desde 2017 e esperamos que se concretize o mais rápido possível”, disse a diretora-geral do HGL, Bernadeth Braz.

Estadualização do HGL

O processo de estadualização do Hospital Geral de Linhares (HGL) prevê a elaboração de um plano de transição da gestão hospitalar, que hoje é de responsabilidade do Município, passando a administração do hospital para o Governo do Estado, através da Fundação Inova Capixaba, que vai administrar outros hospitais públicos do Espírito Santo.
*HGL*
O Hospital Geral de Linhares é um hospital próprio sob a administração da Secretaria Municipal de Saúde de Linhares, possui 90 leitos, pronto-socorro 24 horas, que realiza média de 20 mil atendimentos/mês, 250 mil atendimentos/ano.

Linhares

O município de Linhares é um dos principais polos de saúde da região norte do Espírito Santo. De acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade tinha uma população de 141.306 pessoas em 2010. Este ano, a estimativa de população na cidade pelo Instituto é de 173.555 habitantes.

A cidade é referência ainda para a maioria dos 32 municípios que compõem as regiões Central e Norte de Saúde nas áreas de urgência e emergência, atenção materno-infantil de risco habitual, cirurgia cardiovascular e trauma/ortopedia, terapia renal substitutiva, oncologia e consultas especializadas.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA