Secretário de Agricultura recebe representantes do Governo do ES no projeto Meninos da Terra

A intenção da visita foi conhecer de perto o viveiro de mudas do projeto para a aquisição de espécies.

Secretário de Agricultura recebe representantes do Governo do ES no projeto Meninos da Terra
O secretário de Agricultura de Linhares, Franco Fiorot, recebeu na tarde desta terça-feira (10) três representantes do Governo do Estado para conhecer as instalações do projeto Meninos da Terra, no bairro Nova Esperança. O gerente de Agroecologia e Produção Vegetal da Secretaria de Estado da Agricultura (Seag), Marcus Magalhães, Pedro Carvalho e Fábio Favaratto, também da Seag, e o diretor técnico do Incaper, Mauro Rossoni Junior, estiveram em Linhares para alinhar uma parceria com a Prefeitura para a aquisição de mudas produzidas pelos jovens atendidos pelo projeto. A renda será revertida para ações desenvolvidas no próprio Meninos da Terra que é presidido pelo líder comunitário Samuel Mathias do Amaral.

Franco explicou que a secretaria de Agricultura vai avaliar alternativas para fomentar as atividades desenviolvidas no Projeto Meninos da Terra, como por exemplo, envolver os jovens na produção agrícola de mudas de cacau ou seringueira com orientação técnica dos profissionais da secretaria. "Vamos articular parcerias com a iniciativa privada para retomar e potencializar os trabalhos no projeto”, destacou. Além da venda de mudas nativas outra ação que deverá ser implementada pela secretaria de Agricultura no decorrer do ano é a distribuição das mudas para os produtores rurais da região para incentivar a recuperação de áreas de preservação ambiental em suas propriedades. 

Projeto Meninos da Terra atende 180 adolescentes em Linhares

Cerca de 180 adolescentes são atendidos pelo Projeto Meninos da Terra, no bairro Nova Esperança. A Associação Amigos da Terra (Assat), Ong mantenedora do projeto, foi fundada em 2004 na gestão do atual prefeito Guerino Zanon com o objetivo de tirar os jovens das ruas e evitar que tenham contato com drogas e atos de violência, e sempre funcionou em parceria com a Prefeitura de Linhares e empresas privadas. 

Os alunos são atendidos no turno oposto em que estão na escola. Lá, eles participam de cursos de informática e práticas administrativas no meio agrícola e, no final, recebem a certificação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). 

Além desses cursos, os alunos também fazem artesanato com madeira cedida pelas fábricas de móveis da região. Eles também contam com reforço escolar, aulas de educação física, entre outras oficinas. O projeto atende adolescentes com idade entre 12 e 17 anos que precisam estar devidamente matriculados e frequentando a escola.

O telefone da instituição é (27) 3371-7160.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA