Saúde alerta para aumento no número de pessoas picadas por escorpião em Linhares

O Programa Municipal de Controle de Escorpiões da Prefeitura de Linhares orienta sobre controle do animal, que depende de procedimentos simples de limpeza de quintais e casas.

Saúde alerta para aumento no número de pessoas picadas por escorpião em Linhares
O número de notificações de escorpiões em Linhares aumentou, numa comparação entre os meses de fevereiro e março deste ano e já soma o total de 42. Elas correspondem ao total de pacientes residentes no município e que foram picados pelo animal, que representa risco para população, uma vez que o ataque causa dor e pode até provocar a morte. Os dados são do Programa Municipal de Controle de Escorpiões, vinculado a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Linhares e a referência de atendimento é o Hospital Geral de Linhares (HGL). "Sabemos que existem muitos pacientes que não procuram atendimento médico, portanto, eles não entram nas estatísticas. Já o número de solicitações espontâneas, de pessoas que solicitam visitas, também, comprova o aumento nesses casos", lembra a zootecnista e referência técnica do programa Janiele Marinato.

O número total de visitas realizado no mês de março chegou a marca de 45 no total, 36 a mais das realizadas em fevereiro. Os responsáveis pelo serviço trabalham na orientação e busca ativa de espécimes. Além disso, os profissionais realizam palestras informativas em escolas, empresas, órgãos públicos ou privados, conforme agendamento prévio. No mês passado o CEIM Amigos do Saber, no bairro Planalto, solicitou uma, realizada para familiares de alunos e moradores em geral. A proposta foi sugerida pelo corpo docente da escola. "O trabalho do programa é itinerante, é levar a informação para controle e combate do escorpião. Estamos à disposição, é só o interessado encaminhar ofício para a superintendência de Vigilância em Saúde e uma data será agendada para realização da palestra", explicou Janiele.

Não há um fator único para o surgimento do animal em determinada região. Mas, o controle é possível com procedimentos simples dentro dos quintais e residências. "Eles procuram alimentos, especialmente durante a noite e durante o dia costumam esconder-se em lugares escuros e úmidos como pedras, frestas, barrancos, debaixo de cascas de árvores, em paredes e muros mal rebocados, madeira empilhada, entulhos, forros, dentre outros", lembrou a zootecnista.

Dicas para prevenção do escorpião:

- Limpeza e conservação de jardins e quintais, evitando o acumulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico, material de construção, dentre outros;

- Para os jardins, cuidar ou evitar folhagens densas junto a paredes e muros e manter a grama aparada;

- Limpar periodicamente terrenos baldios;

- Sacudir bem as roupas e sapatos antes de usá-los, pois os escorpiões podem se esconder neles;

- Vedar frestas e buracos em paredes, ralos, assoalhos e vãos entre o forro e paredes para impedir o trânsito de escorpiões pela residência.

Incidência em Linhares
Durante o ano passado, foram notificadas 170 notificações, 18 solicitações espontâneas e 185 visitas pelos bairros Planalto, Canivete, Palmital, Três Barras, Juparanã, Conceição e nos distritos e localidades rurais.

Terrenos baldios
Muitos proprietários de terrenos em Linhares desrespeitam o Código de Postura Municipal e não fazem a limpeza, como capina, e muitos vizinhos deste lotes jogam lixo e entulhos, colocando em risco a saúde e a segurança dos moradores ao redor, uma vez que esse tipo de atitude atrai escorpiões.  De janeiro de 2017 a janeiro deste ano, a equipe de fiscalização realizou 350 notificações nesses espaços e os bairros campões foram:

1º Três Barras: 154 notificações;
2º Planalto: 70 notificações;
3º Movelar: 53 notificações;
4º Palmital: 43 notificações.
5º Interlagos: 30 notificações.

A Prefeitura de Linhares trabalha intensamente para orientar e notivicar os proprietários que insistem em não limpar lotes e terrenos baldios. A multa é de R$ 234,75.

Atendimentos
Caso haja algum incidente com escorpião a orientação é de que o cidadão procure o Hospital Geral de Linhares - HGL, referência no Município no tratamento. As notificações são regulamentadas pelo registro de ocorrência no hospital.

Informações
Para informações sobre a solicitação de palestras ou atendimento domiciliar referente ao escorpião em Linhares, podem ser obtidas no Centro de Controle de Zoonoses -CCZ, localizado na Avenida Wilson Durão, 955 - bairro Três Barras. Telefone: 3371-4098.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA