Saae vai realizar procedimento em hidrantes para evitar coloração escura na água

O processo de descarte é necessário para garantir que sedimentos não afetem a qualidade da água que chega às casas.

Saae vai realizar procedimento em hidrantes para evitar coloração escura na água
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Linhares (Saae) vai realizar na madrugada desta sexta-feira (28) um procedimento necessário em todos os hidrantes existentes em Linhares para garantir a qualidade da água que abastece a cidade. O que pode chamar a atenção de alguns moradores é o fato destes hidrantes lançarem água nas ruas o que poderá parecer um exemplo de desperdício. Mas, o Diretor de Operações do Saae, Zércio Largura, esclarece que o descarte de água por meio dos hidrantes é um procedimento necessário após manutenções que ocorreram nas estações de tratamento que abastecem a sede do município.

Ele explica que quando o sistema é retomado depois de um período de paralisação, a pressão da água pode trazer alguns sedimentos que ficam alojados no fundo dos reservatórios. Para garantir que esses sedimentos não afetem a qualidade da água que chega às casas, é necessário descartar esse primeiro "lote”, o que é feito por meio de hidrantes e descargas de água localizadas em pontos estratégicos da cidade. Esse procedimento – chamado de descarga – é realizado de forma controlada para que menor quantidade possível de água seja descartada.

"Apesar de não oferecer risco à saúde, essa água não deve ser usada porque não atende os padrões de potabilidade, pois trata-se de uma água mais turva que, em alguns casos, pode trazer algum tipo de gosto ou cor diferente”, explica Zércio. O Saae de Linhares está à disposição dos moradores para esclarecer dúvidas sobre o sistema de abastecimento de água na sede do município. Os clientes que notarem problemas de pressão ou oscilações no abastecimento podem entrar em contato com a concessionária pelo telefone 27 2103 1311. 

O Saae orienta ainda aos moradores a necessidade da realização de limpeza das caixas d'água periodicamente.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA