Saae instala novas bombas no rio Pequeno e garante que não faltará água nas torneiras durante a seca

Duas novas bombas foram instaladas este mês pela autarquia.

Saae instala novas bombas no rio Pequeno e garante que não faltará água nas torneiras durante a seca
Há dias os moradores de alguns bairros de Linhares vêm sofrendo com a falta de água nas torneiras. Mas, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Linhares garantiu que com a instalação de duas novas bombas na área de captação da água que abastece a sede do município, vai evitar que Linhares fique desabastecida durante uma das mais severas secas no rio. As bombas estão localizadas no trecho do Rio Juparanã, mais conhecido como Rio Pequeno, situado no bairro Colina, e tem capacidade de captar cerca de 90 litros de água por segundo.

O diretor do Saae, Ademir Lima, diz que desde 1969, quando foi iniciada a captação de água neste ponto, nunca foi visto uma baixa como essa. "Mas estamos investindo concretamente, não só para que não falte água agora, mas para que não sejamos prejudicados por outras épocas de seca no futuro", garantiu Lima. 

A baixa do Rio Pequeno segue a do Rio Doce, que funciona como barragem natural, mantendo constante o volume de água do rio menor. "Quando está baixo, o Rio Doce deixa o caminho livre para que o Rio Pequeno desague mais rápido, o que também baixa seu nível", explica Ademir. 

Ainda segundo o diretor do Saae, a época de seca costuma durar até as últimas semanas do mês de outubro. "Mas temos que economizar sempre, não apenas em época de seca", alertou.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA