Saae constrói novo canal às margens do Rio Pequeno e garante que obra vai evitar a falta d’água

A obra deve ficar pronta dentro de 45 dias.

Saae constrói novo canal às margens do Rio Pequeno e garante que obra vai evitar a falta d’água
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) está construindo um novo canal às margens do Rio Juparanã Mirin (Rio Pequeno). O canal aumentará a quantidade de água captada pelo Saae e evitará a falta de abastecimento no município. A obra deve ficar pronta dentro de 45 dias.
 
Atualmente, 12 bombas captam 460 litros por segundo. No novo canal serão três novas bombas, maiores que as atuais, e captarão seis vezes mais. De acordo com o diretor do SAAE, Ademir Lima, essa obra reduzirá o problema da falta d’água. "Essa nova obra vai nos permitir uma captação maior. Essa ação é para diminuir a interrupção no fornecimento de água no município". 

Persistindo a seca e caso o nível do rio diminua ao ponto de interferir na captação de água, uma barragem de nível será construída dentro do rio para evitar que a captação seja prejudicada. 

Sobre seca no Rio Pequeno 

"Desde 1969, quando iniciamos a captação de água neste ponto, nunca foi visto uma baixa como essa. Mas estamos investindo concretamente, não só para que não falte água agora, mas para que não sejamos prejudicados por outras épocas de seca no futuro", explica o diretor geral do SAAE de Linhares, Ademir Lima. 

A baixa do Rio Pequeno segue a do Rio Doce, que funciona como barragem natural, mantendo o volume de água do rio menor constante. "Quando baixo, o Rio Doce deixa o caminho livre para que o Rio Pequeno desague mais rápido, o que também baixa seu nível", explica Ademir. 





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA