Queijaria que funcionava de forma irregular em Agrovila é interditada

O local descumpria todas as orientações para produção de produtos de origem animal e já havia sido notificado pelo Município.

Queijaria que funcionava de forma irregular em Agrovila é interditada
Desde o ano passado a Prefeitura de Linhares por meio das secretarias municipais de Agricultura, Saúde e Meio Ambiente tem atuado de forma sistemática e constante na orientação de proprietários de estabelecimentos processadores de produtos de origem animal como queijo, linguiça, carne salgada, temperada, recheada, mel, pescados, dentre outros, sobre a regularização dos locais de produção, recadastramento e registro no serviço de inspeção para o pleno funcionamento das atividades.

Na tarde desta quinta-feira (22), numa ação conjunta entre o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo - Idaf, e o Município, uma queijaria que funcionava no interior, na região de Agrovila, foi interditada. A fiscalização municipal já havia notificado o estabelecimento por descumprir as orientações necessárias para a produção e por não estarem regularizados junto aos órgãos competentes e retornaram ao local devido ao não cumprimento da referida notificação. A ação apreendeu cerca de 200 quilos de queijo e fechou o local onde a produção era feita, aplicando as devidas sanções ao proprietário.

Durante o ano passado, além da fiscalização aos locais de produção, diversos encontros foram realizados entre o Município, por meio da Vigilância Sanitária Municipal e através do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). As reuniões promoveram um diálogo informativo e de orientação com diversos produtores da região. Proprietários de supermercados, produtores independentes, donos de açougue, dentre outros, foram orientados sobre a obrigatoriedade de prévia inspeção e fiscalização dos produtos de origem animal, da circulação restrita no município, condições de higiene e tecnológicas na produção de alimentos de origem animal.

As reuniões contaram com a participação de parceiros do Sebrae-ES, que forneceram ainda, orientações sobre a as vantagens da adequação às instruções quanto ao registro do estabelecimento para a fabricação dos produtos de origem animal.

Para informações sobre os procedimentos e orientações para regularização, o interessado deve procurar o Serviço de Inspeção Municipal, localizado na Avenida Comendador Rafael, 1.743 - Centro, no prédio onde funciona a Secretaria Municipal de Agricultura. Telefones para contato: (27) 3372 2243 / 3372 2121 / 3372 2013.







COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA